fbpx

Sidebar

24
Qua, Abr

Bolsa de estudos (Graduação e Pós)

Notícias EAD
A Fundação Estudar oferece bolsas de estudos a jovens brasileiros talentosos que pretendem estudar nas melhores universidades do Brasil e do exterior. Acreditamos que o conhecimento é o maior instrumento de transformação da realidade, proporcionando o desenvolvimento das pessoas e do país.


Confira os cursos e instituições apoiados pela Fundação Estudar e os critérios de seu processo seletivo: Instituições Aqui
 

Pré-requisitos

São elegíveis a participarem do Processo Seletivo para as bolsas de estudo da Fundação Estudar aqueles que atendem aos seguintes requisitos:

 
Brasileiros (natos ou naturalizados) de 15 a 34 anos;
 
Para se candidatar a uma bolsa em alguma das categorias (Graduação Brasil, Graduação Exterior, Intercâmbio Acadêmico e Pós-graduação), o candidato deve estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando (do primeiro ao penúltimo ano) presencialmente o curso na instituição para a qual quer ganhar a bolsa.
 
Estar no Brasil durante as etapas presenciais do processo seletivo.

Critério para seleção

A Fundação Estudar baseia seu processo seletivo em aspectos meritocráticos, ou seja, não consideramos a origem socioeconômica do candidato, mas sim as conquistas (pessoais, acadêmicas ou profissionais) obtidas pelo próprio esforço e merecimento.

Perfil que buscamos:

 
Excelência acadêmica e profissional;
 
Alto potencial intelectual;
 
Elevado padrão ético;
 
Competências como: liderança, empreendedorismo, proatividade, criatividade, gosto por desafios;
 
Comprometimento com o Brasil;
 
Sonhar grande.

Como funciona o Processo Seletivo

O Processo Seletivo para as bolsas da Fundação Estudar ocorre anualmente, com inscrições iniciando em janeiro de cada ano.

A seleção é composta por oito fases consecutivas e eliminatórias, que se estendem ao longo do primeiro semestre do ano. As etapas presenciais são realizadas em São Paulo (SP) e o candidato deverá arcar com os próprios custos de locomoção a cada etapa da seleção.

Caso haja grande número de candidatos de uma mesma localidade, existe a possibilidade das etapas presenciais (com exceção da entrevista final) ocorrerem também em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O número de bolsas que oferecemos não é pré-determinado, mas a cada ano são selecionados, em média, entre 30 e 40 novos bolsistas. É importante dizer que concedemos bolsas parciais, portanto o candidato não deve contar com a Fundação Estudar para custear 100% do seu curso.


Etapas

O processo de seleção é composto de sete etapas consecutivas:

 
Inscrições online
 
Provas de raciocínio lógico e língua portuguesa
 
Análise de documentação (veja lista abaixo)
 
Dinâmica de grupo (presencial)
 
Entrevista individual (presencial)
 
Entrevista com ex-bolsista e análise de aderência à ética (presencial)
 
Entrevista final (presencial)

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo da Fundação Estudar são realizadas unicamente através do site. Serão aprovados para a próxima etapa apenas os candidatos que estiverem solicitando a bolsa de estudos para os cursos e universidades que a Fundação Estudar considera em seu processo seletivo (veja no site).

Mais informações no site da instituição - site