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Qui, Abr

MEC participa de plenária da Andifes sobre TIC

Notícias EAD

Na terça-feira (05), o Ministério da Educação (MEC) participou de uma plenária com os gestores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No evento, o representante do MEC abordou o tema transformação digital nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Na terça-feira (05), o Ministério da Educação (MEC) participou de uma plenária com os gestores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No evento, o representante do MEC abordou o tema transformação digital nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O evento contou com a participação do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, André Castro; da secretária adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), Luanna Roncaratti; e da coordenadora-geral de Relacionamento da SGD, Loyane Tavares.

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A Andifes possui um núcleo específico para gestores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das universidades, focado em discutir ações, necessidades e oportunidades de tecnologia. O assunto prioritário foi a respeito de como potencializar entregas com foco no cidadão e nos estudantes a partir de uma visão integrada de planos de transformação digital frente aos desafios de evasão de profissionais dos quadros institucionais.

A STIC busca fortalecer a interlocução entre as Ifes frente às demandas do Governo Federal e, também, diante das demandas dessas instituições, entendendo as dificuldades e necessidades das Ifes e apoiando nas ações junto à SGD e outros ministérios. Além disso, STIC atua como ponto de contato com áreas finalísticas do MEC, antecipando pautas educacionais que envolvam tecnologia e articulando junto às secretarias de ensino superior, técnico e profissionalizante.

Durante a plenária, André Castro destacou que a aproximação do MEC e da SGD junto às Ifes demonstra que há uma plena convergência para o estabelecimento de objetivos comuns, de modo a atender aos anseios e às necessidades das instituições no que diz respeito à transformação digital. Trata-se de um esforço conjunto entre os atores, com foco na melhoria do ecossistema federal de ensino.

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André explicou sobre o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do MEC, que tem como propósito habilitar a execução da estratégia corporativa por meio de soluções de tecnologia da informação, a promoção da transformação digital dos serviços e dos dados educacionais, além do aprimoramento dos serviços, soluções de TIC e segurança da informação.

Dentro do Planejamento Estratégico Institucional do MEC, há um eixo denominado Plano de Transformação Digital da Educação (PDTE), pactuado entre MEC, SGD e Casa Civil, o qual conta com 285 ações planejadas e, até o momento, 64% já executadas. Nesse Plano destacam-se: a transformação de serviços, com a eliminação de etapas presenciais, e a automação de processos; a unificação de canais digitais com a migração e convergência no Gov.br; a interoperabilidade com eixos de ações focados na implantação de ações do Programa ConectaGov; e a implantação de ações com foco na LGPD.

O subsecretário reiterou a importância do fortalecimento da tecnologia da informação como estratégia de transformação digital, orientando iniciativas para intensificar e alavancar o uso da TI como instrumento de inovação, transformação de processos e incremento da produtividade.

No que tange às instituições federais, o foco deve estar voltado para a elaboração de um plano único e integrado para as universidades e instituições, pois possuem o mesmo público, o mesmo propósito e a mesma finalidade; para a delimitação de serviços e controles de execução para que se possa gerar o maior número de resultados e entregas para a população com ganho em escala; para a elaboração de um catálogo padronizado de serviços como base para a publicação no Gov.br e para as ações de transformação digital nas Ifes. Atualmente, há 29 planos de transformação digital pactuados com as universidades federais aprovados e 11 em processo de pactuação.

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Ao final, André pontuou sobre a plataforma Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais para a Educação ─ trata-se de uma iniciativa que contém ferramentas e soluções de apoio ao ensino. O intuito do projeto é, em um único portal, disponibilizar oportunidades e compartilhar soluções de modo a unificar e consolidar um eixo de oferta que apoie o processo pedagógico com entregas de serviços digitais para a sociedade.

Ainda durante o evento, Luanna Roncaratti e Loyane Tavares explicaram que o movimento de transformação digital foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, o que fez acelerar o processo de entrega de serviços públicos digitais de alta qualidade para todos os brasileiros. O Portal Gov.br, por exemplo, é uma grande carta de serviços do Governo Federal e é centrada no cidadão, com o objetivo de ofertar mais serviços acessíveis, rápidos e seguros.

No tocante às parcerias, foi destacada a parceria com a UFRN para o desenvolvimento de soluções compartilhadas envolvendo a transformação e a integração de serviços de 14 universidades, totalizando 90 serviços; a parceria com a CGTIC da Andifes quanto à elaboração e ao acompanhamento dos planos; além da parceria com a Sesu e STIC para mobilização e acompanhamento dos planos.

Também é importante ressaltar o apoio dado pela coordenadora do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Ifes, professora Teresa Maciel, durante esse processo de diálogo e interação entre os partícipes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da STIC

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