fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Breve histórico sobre a Internet

Notícias EAD
  A Rede Mundial de Computadores, mais conhecida como Internet, é o “grande” feito deste universo tecnológico, de que tanto falamos e em que vivemos atualmente. Lima diz que (2000, p.30): “A internet é um sistema de rede que transmite informações de um ponto a outro, através da divisão das informações a serem transmitidas em pequenos pacotes (packets) que são enviados pela rede”.

A internet teve sua criação e desenvolvimento nas três últimas décadas do século XX. Ela surgiu a partir dos trabalhos de pesquisa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA), vinculada ao Departamento de Defesa dos EUA, a qual anunciou a chegada da Era da Informação em grande escala, além de mudar a história da tecnologia em meados de 1950.

Essas pesquisas permitiram que, mais tarde, a tecnologia digital fosse um empacotamento de mensagens, inclusive de som, imagem e dados, criando uma rede capaz de comunicar seus nós, sem necessitar do uso dos centros de controle. Foi esse o primeiro sistema de empacotamento da história.

Mas, foi entre setembro de 1993 e março de 1994, que ocorreu o grande avanço da Internet, quando uma rede, que, até então era dedicada à pesquisa acadêmica, tornou-se a rede das redes, aberta a todos, tornando possível o acesso do público a um programa de navegação (mosaico) de uma seção de negócios do “New York Times”, de dezembro de 1993. Foi a “primeira janela para o ciberespaço”, atraindo usuários, que, segundo Briggs (2004, p. 310), eram chamados de “adaptadores”.

Este salto, ocorrido por meio do avanço tecnológico proposto pela internet, acabou gerando desafios (alguns já previstos), além de muitas surpresas. Em 1995, tivemos o protótipo de uma tecnologia de transmissão em gigabytes, com capacidade equivalente à transmissão da Biblioteca do Congresso dos EUA em um minuto. Ainda assim, nem toda essa quantidade de gigabytes era suficiente para que se instituísse uma teia mundial de comunicação, pois era necessário que todos os computadores estivessem capacitados a “conversar” uns com os outros. Diante deste desafio, foi necessária a criação de um protocolo de comunicação que todos os tipos de rede pudessem utilizar algo impossível no início da década de 1970.

Um fato muito curioso da Internet é que muitas das aplicações tiveram origem em invenções inesperadas de seus usuários pioneiros, e levaram a costumes e a uma trajetória tecnológica que se tornariam características essenciais da internet. O correio eletrônico, por exemplo, popularmente conhecido como e-mail, foi o meio de comunicação que mais causou entusiasmo entre os participantes da rede e, talvez seja a função mais popular da Internet. É um aplicativo criado por Ray Tomtinson, na BBN, usado como a forma mais popular de comunicação entre computadores de todo o mundo e que vem se aperfeiçoando a cada momento, por intermédio de ferramentas de software como Netscape Mail. Por ele, as pessoas enviam e recebem mensagens de outros usuários de qualquer parte do mundo onde possuam seu endereço eletrônico. Inicialmente, através do e-mail, era possível, somente, enviar mensagens escritas. Tempos depois, podia-se encaminhar “anexos” a essas mensagens, como imagens e sons, dentre outros. Hoje, já existe outro tipo de correio eletrônico chamado de e-mail falado, possível de ser usado no Brasil a partir de dezembro de 2007; neste, ao invés de ser digitada a mensagem, basta gravá-la por meio de áudio e vídeo, sendo necessária a utilização de Internet de banda larga (devido a sua velocidade), um microfone e um webcam, para efetuar a captação da mensagem. Isto permite que as pessoas sintam-se cada vez mais próximas uma das outras, pois, antes do e-mail falado, era impossível percebermos o sentimento com o qual determinada pessoa gostaria de transmitir sua mensagem, ao digitá-la.

Além do e-mail, sempre tão presente no cotidiano dos usuários da Internet, contamos com outras ferramentas e ambientes virtuais que vêm se tornando mais interativos à medida que passa o tempo, conquistando novos adeptos nas comunicações mediadas pela internet e uso de suas ferramentas e ambientes.

No panorama atual, podemos dividir a internet em dois períodos mais recentes: o primeiro como sendo a era pré-www, anterior a 1995; segundo Castells (1996, p. 442), momento em que “a comunicação mediada pelo computador era assunto sem importância de algumas centenas de milhares de usuários devotos”; o segundo seria a transição da web 1.0 para a, atualmente conhecida, web 2.0. Atualmente a Internet está interligada a mais de 200 países, permitindo a conexão de inúmeras pessoas em todo o mundo, permanecendo, desde então, em processo contínuo de crescimento e evolução.

Outra maneira de percebermos a diferença da web 2.0 e da web 1.0, seria a comparação entre Netscape e Google. O Netscape foi um programa desenvolvido para acessar a WWW. Seu browser permite passear de uma página para outra ou “navegar” na Internet, tornando-se uma premissa da web 2.0, que se faz caracterizada através do Google. O Google surge para quebrar os paradigmas da Engenharia de Software, através de uma interface minimalista, dando possibilidade para que qualquer usuário “navegue” de maneira tranqüila e simples na web.

Portanto, na web 1.0, o usuário era visto como recipiente de uma página, enquanto que na web 2.0 ele torna-se também um autor, podendo emitir opiniões e conteúdos, ao invés de apenas ler, além de poder modificar, criar e recriar conteúdos disponíveis na web, como acontece no ambiente wiki, que abordaremos adiante.