fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Veja 10 dicas para organizar os estudos na modalidade EaD

Notícias EAD

Disciplina e organização, além de empenho e comprometimento, são fundamentais para organizar os estudos universitários. No caso dos cursos na modalidade EaD (Educação a Distância), a realização do sonho da formação acadêmica e do diploma na mão requerem uma dose a mais de planejamento.

Disciplina e organização, além de empenho e comprometimento, são fundamentais para organizar os estudos universitários. No caso dos cursos na modalidade EaD (Educação a Distância), a realização do sonho da formação acadêmica e do diploma na mão requerem uma dose a mais de planejamento.

São simples adaptações que farão toda a diferença na hora do aprendizado. Dessa maneira, você poderá aproveitar muito mais as aulas e os conteúdos didáticos oferecidos pela instituição de ensino. A seguir veremos algumas dicas de como você poderá deixar a sua rotina mais produtiva.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

1. Defina horários para estudar
A modalidade EaD é flexível, mas sem autonomia, independência, autogerenciamento e proatividade, e esta, como sabemos, é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho, vai ficar difícil concluir o curso. Encontre o seu ritmo de estudo, mas estabeleça um horário fixo na sua agenda para se dedicar à graduação. Isso será fundamental durante a jornada universitária à distância.

2. Domine a dinâmica do curso
Na educação a distância, as aulas acontecem em uma plataforma digital, é o chamado ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma espécie de sala de aula virtual. É lá onde o estudante vai conseguir acessar os conteúdos das aulas, chats de interação, materiais didáticos de apoio e ferramentas de estudo. Logo, estar familiarizado com o AVA vai facilitar o estudo. O aluno deve estar por dentro também sobre os módulos do curso e tipos de avaliações. Na Cruzeiro do Sul Virtual, o aluno conta com uma plataforma online de aprendizado fácil de usar, intuitiva e moderna, que pode ser acessada em celulares, computadores e tablets.

3. Crie uma agenda de atividades
Não importa o suporte, seja virtual ou físico, liste todas as suas atividades diárias e semanais, inclusive profissionais, de lazer e compromissos pessoais. Assim vai ficar mais fácil se lembrar das tarefas e encaixar os horários de estudo no seu dia a dia. Afinal, é primordial manter uma rotina de estudos organizada e com bom gerenciamento do tempo. Datas de início e término do semestre, e de provas e avaliações, não podem faltar na sua agenda.

4. Estabeleça “cantinhos” de estudo
Você pode definir onde e quando é melhor estudar, ao ar livre, em casa, no trabalho (durante o horário de almoço) ou no transporte público. Mas não se esqueça de criar condições adequadas para a atividade, para se concentrar e focar nos materiais do curso. Defina espaços físicos onde você poderá ter mais tranquilidade e poucas distrações. O que está em jogo é o seu aprendizado e o rendimento como aluno, e, consequentemente, o plano traçado inicialmente que te levou a escolher um curso EaD para dar um gás na carreira.

5. Participe de grupos de estudo
Participando de grupos virtuais, o aluno só tem a ganhar, pois terá um espaço para conversar com outros universitários, podendo compartilhar informações com os colegas e ampliar ainda mais os conhecimentos. Lá o aluno poderá também esclarecer dúvidas pontuais e fazer também novas amizades.

6. Evite distrações
Esqueça as redes sociais e evite interações com outras pessoas na hora de estudar. Afinal, você estabeleceu que durante determinado período se dedicaria 100% aos estudos. Nunca se esqueça: o ensino à distância exige empenho, disciplina e comprometimento.

7. Nunca acumule dúvidas
Anote o que não ficou tão claro durante as aulas e leituras complementares. Se for o caso, volte a assistir ao vídeo e releia o material didático. Se a dúvida persistir, pergunte aos professores. O aluno da Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, tem à disposição tutores online que sempre estão prontos para esclarecer as dúvidas dos alunos, guiando a jornada universitária.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

8. Estude além do conteúdo
O diploma é importante, claro, e poderá abrir as portas do mercado do trabalho ou ajudar o profissional a evoluir na carreira, mas o conhecimento real vale muito mais. O aluno tem que mostrar que realmente conhece a área escolhida. Sem depender sempre da cobrança dos professores, é preciso construir o próprio conhecimento, buscando materiais de estudo complementares.

9. Não deixe para amanhã...
Siga à risca o famoso ditado popular e tente cumprir o que foi traçado no seu programa de estudos. Assim você pode evitar o acúmulo de material para ler, assistir e pesquisar de uma vez só. Aqui a procrastinação não pode ter vez. Sim, porque se você deixou de estudar o que deveria num dia, terá que estudar o dobro no dia seguinte – ou até de última hora, que nunca é recomendável nesses casos, pois pode prejudicar a fixação do que foi aprendido na sala de aula virtual.

10. Respeite seus limites
Agora, se não deu mesmo para seguir o cronograma de estudo por algum motivo, não tem problema. Imprevistos acontecem...E tem dias que não estamos tão concentrados, não é? E insistir será pouco produtivo, uma perda de tempo mesmo. Acontece, faz parte. Refaça a agenda de atividades, reprograme os horários de estudo, se necessário, e siga em frente.

Fonte: G1 Educação

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel