fbpx

Sidebar

20
Sáb, Abr

Características de Moodle

Notícias EAD

Segundo o relatório publicado por Pablo López García e María Luisa Sein-Echaluce Lacleta, professores da Universidade de Zaragoza, Moodle: difusão e funcionalidades, uma das razões pelas que Moodle é um meio favorito das instituições educativas é sua configuração como Open Source.

moodle

Segundo o relatório publicado por Pablo López García e María Luisa Sein-Echaluce Lacleta, professores da Universidade de Zaragoza, Moodle: difusão e funcionalidades, uma das razões pelas que Moodle é um meio favorito das instituições educativas é sua configuração como Open Source.
Recentemente a Universidade de Zaragoza sucumbiu às vantagens que oferece Moodle e adaptou seu meio virtual segundo esta plataforma. Além da característica do código livre já mencionada, algumas das vantagens que mais valorizam os docentes do centro zaragozano são: sua filosofia construtivista, sua estrutura modular, sua ampla comunidade de desenvolvedores e a grande quantidade de documentação .
A teoria do construtivismo social aplicada a Moodle se baseia em que o conhecimento se adquire quando os membros de uma comunidade interagem entre si e são ao mesmo tempo criadores e receptores de informação. A colaboração entre professor-aluno transforma ao aluno em protagonista do processo da aprendizagem. O desenho e o desenvolvimento de Moodle está baseado esta filosofia.
A solidez da aplicação é outra de suas vantagens devido à combinação de uma linguagem de programação PHP e à base de dados relacional MySQL. Ambos elementos permitem uma estrutura modular que facilita seu uso e aprendizagem já que se vão utilizando partes segundo se vão conhecendo. Sua utilização é bastante singela e as operações básicas se realizam sem dificuldade de maneira intuitiva.
Sua grande popularidade lhe leva a contar uma rede muito ampla de desenvolvedores que conformam uma comunidade a mais de 130.000 usuários registrados em 160 países e 75 idiomas. Os usuários mais avançados se dedicaram a publicar, na página oficial de Moodle, manuais e guias online. São documentos muito completos que facilitam o uso e a adaptação dos usuários a esta plataforma.
Algumas das características que se detalham em sua web.

Grande disponibilidade: satisfaz as necessidades de professores, estudantes, administradores e criadores de conteúdos.

Escalabilidad: a aplicação se adapta às necessidades que aparecem em decorrência da utilização da mesma. Tanto em organizações pequenas como grandes se podem utilizar a arquitetura Moodle.

Facilidade de uso: As utilidades de Moodle são singelas e sua utilização é muito intuitiva. Existem manuais de ajuda que facilitam sua utilização.

Interoperabilidad: o código aberto propicia o intercâmbio de informação obrigado à utilização dos “padrões abertos da indústria para implementações web” (SOAP, XML…) Ademais se pode executar em Linux, MacOS e Windows.

Estabilidade. Moodle é um meio eficaz e confiável.
Segurança. A restrição de acesso às comunidades de aprendizagem de Moodle é uma solução para evitar riscos desnecessários.

Fonte: Universia