fbpx

Sidebar

09
Ter, Ago

Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?

Notícias EAD

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre as inscrições duas vezes por ano, no começo do 1º e do 2º semestre, oferecendo bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas em todo o país. 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre as inscrições duas vezes por ano, no começo do 1º e do 2º semestre, oferecendo bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas em todo o país. 

O que muitas pessoas ficam em dúvida é se o programa também oferece vagas em cursos a distância, o famoso EaD. Afinal, é possível cursar uma faculdade EaD pelo Prouni? Se você também têm esse questionamento e quer saber a resposta, é só continuar lendo a matéria! 

Como funciona o Prouni?

Pra selecionar os bolsistas, o programa utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério. Assim, aqueles candidatos que tirarem as melhores notas na prova têm mais chance de serem selecionados. 

Além disso, é necessário cumprir alguns requisitos de renda para se inscrever, como possuir renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para bolsa de 100% ou, no caso da bolsa de 50%, ter uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?

A boa notícia é que, sim, o Prouni oferece bolsas em vários cursos a distância (EaD)! O programa oferta vagas em faculdades e universidades particulares de todo o Brasil, que são aquelas que mais possuem opções de cursos a distância.

Isso significa que o candidato do Prouni pode se inscrever em vagas EaD para a maioria dos cursos, desde os mais procurados, como Administração e Direito, até os menos buscados, como Gastronomia e Jornalismo. 

Basta entrar na plataforma do programa e verificar quais faculdades e cursos estão disponíveis na modalidade a distância na hora da inscrição.

Como funcionam os cursos a distância do Prouni?

A inscrição em cursos a distância do Prouni funcionam da mesma forma que a inscrição nos cursos presenciais. É preciso somente entrar na plataforma oficial do programa e realizar a inscrição.

Nessa etapa, há uma diferença: aqueles que pretendem entrar num curso EaD precisam selecionar uma vaga condizente. Isto é, antes de confirmar a inscrição, é preciso verificar se o curso e instituição de interesse oferecem essa modalidade de ensino.

Vale lembrar que qualquer candidato que se enquadre nos pré-requisitos do Prouni pode se inscrever num curso a distância.
Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Como se inscrever no Prouni EaD?

A inscrição do Prouni é gratuita e acontece de forma totalmente online, por meio do cadastro do portal Gov , diretamente pelo site do Prouni. 

Veja como fazer a inscrição do Prouni:

  • Acesse o site de inscrição do Prouni: Clique em "Fazer inscrição";
  • Informe seus dados de acordo com o cadastro do Gov.br.;
  • Pesquise quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis. Além disso, aqueles que possuem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer por meio da política de cotas;
  • Escolha até duas opções da sua preferência (atenção ao curso, instituição, campus e período);
  • Confirme as opções escolhidas.
  • Pronto! Agora, basta esperar o resultado da primeira chamada.

Quais faculdades EaD aceitam Prouni?

Diversas instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) oferecem cursos na modalidade a distância. Porém, é preciso dizer que a lista das faculdades muda de edição para edição. Logo, vale consultar na plataforma oficial do Prouni quais são as instituições com cursos EaD no momento. 

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Algumas faculdades que estão oferecendo vagas em cursos EaD no Prouni do segundo semestre de 2022 são:

-Universidade Paulista (UNIP)

-Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

-Centro Universitário Braz Cubas

-Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond)

-Centro Universitário Fael (UNIFAEL)

-Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

-Centro Universitário Senac (SENACSP)

-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

-Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade Estácio de Sá (UNESA)

-Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Bolsa de estudo para EaD sem comprovar renda

Se você não conseguiu uma bolsa de estudo por meio do Prouni, saiba que existem outras alternativas de conseguir uma bolsa sem precisar comprovar renda! A Quero Bolsa oferta bolsas de estudo de até 80% para graduações na modalidade a distância. Confira todas as vagas disponíveis:

Vale lembrar que a Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino:

-Estácio - Universidade Estácio de Sá

-Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul

-Faculdades Anhanguera

-Unopar - Universidade Norte do Paraná

-UNIFCV - Centro Universitário Cidade Verde

Fonte: Querobolsa

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel