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Qui, Abr

Competências digitais no séc. XXI: instrumento de autoavaliação

Notícias EAD

Caraterização geral

O questionário “Competências Digitais no séc. XXI” resulta da adaptação de instrumentos previamente construídos por van Deursen et al. (2017), Laar et al. (2019) Van Laar et al. (2019). O instrumento reúne um conjunto de itens avaliados numa escala Likert com 5 níveis de resposta que resultam da identificação de um conjunto de categorias e subcategorias relevantes na avaliação das competências digitais, no quadro da educação no séc. XXI. A avaliação das competências digitais, frequentemente realizada através da aplicação deste tipo de instrumentos, permite-nos conhecer as perceções dos estudantes sobre a sua autoeficácia nas competências em avaliação. 

Caraterização geral

O questionário “Competências Digitais no séc. XXI” resulta da adaptação de instrumentos previamente construídos por van Deursen et al. (2017), Laar et al. (2019) Van Laar et al. (2019). O instrumento reúne um conjunto de itens avaliados numa escala Likert com 5 níveis de resposta que resultam da identificação de um conjunto de categorias e subcategorias relevantes na avaliação das competências digitais, no quadro da educação no séc. XXI. A avaliação das competências digitais, frequentemente realizada através da aplicação deste tipo de instrumentos, permite-nos conhecer as perceções dos estudantes sobre a sua autoeficácia nas competências em avaliação. 

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Embora a informação recolhida a partir de instrumentos desta natureza deva ser complementada com técnicas de recolha de informação que prevejam a resolução efetiva de problemas em contexto (Van Laar et al., 2020), este tipo de questionários tem a vantagem de permitir a recolha de uma ampla quantidade de informação sobre um elevado número de competências, em tempos reduzidos e a baixo custo, sendo particularmente úteis em fases exploratórias de projetos sem financiamento externo, como o presente.

O questionário é constituído por 5 seções: Caraterização Sociodemográfica, Usos da Internet, Resultados do uso da Internet, Aprendizagem e Internet no Âmbito do Curso (I); Aprendizagem e Internet em Discussões Online (II) (cf. Anexo I).

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Na construção do questionário foram consideradas as seguintes dimensões: Usos da Internet e respetivos resultados nos domínios económico, cultural, social e pessoal; Competências digitais genéricas de informação, comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas; Domínios pessoais, motivacionais e sociais potencialmente determinantes das competências digitais- perceção de facilidade de uso, autorregulação do uso das TIC, aprendizagem autónoma, orientação para metas da aprendizagem, orientação para objetivos de desempenho, iniciativa pessoal (Van Laar et al., 2019; Van Deursen et al., 2017; Van Laar et al., 2019).

Trata-se, portanto, de um instrumento que pode ser aplicado parcialmente, em função dos objetivos dos projetos de investigação que os sustentam.

A amostra de estudantes que participou na validação do instrumento é intencional, sendo constituída por 327 estudantes prestes a iniciar um curso de licenciatura numa universidade a distância em Portugal.

Fonte: JF Borges

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