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Qui, Abr

Dispositivos móveis na sala de aula

Notícias EAD

Notebooks, Netbooks, Celulares, Tocadores de mp3, Câmeras Digitais, Tablets, E-readers...  (são tantas opções no mercado da tecnologia que..)Certamente me esqueci de alguma tecnologia.

Enquanto consumidores correm contra o tempo para possuir, acompanhar e conhecer algum ou todos esses dispositivos, a escola está sendo(ao invés de escola, que tal "Gestores educacionais, professores, escolas vem sentindo cada vez mais perto a necessidade de inserir...")encurralada para inseri-los em suas práticas pedagógicas. Mas (a dúvida e a questão parece ser sempre a mesma, o que inserir, qual dispositivo devo me apropriar para inserir na escola) aí me pergunto o que inserir na escola? Netbook, ipad 1, ipad 2, playbook? Qualquer uma dessas tecnologias pode rapidamente se tornar ultrapassada e então uma das razões pela inserção de tecnologia na escola, que muitos defendem, a motivação do aluno, se dissipa no ar. Não entendi.

As novidades são tantas que não conseguimos nos esgotar de um tipo de tecnologia, pois antes disso acontecer outra tecnologia já surgiu. O momento do netbook, por exemplo, passou depressa. Passou, quem falou isso (rsrsr, minha vingança)?

O lançamento dessa infinidade de dispositivos móveis não passa de estratégias de marketing, onde a mensagem que é transmitida é que ter algum desses dispositivos ou ser capaz de conhecer todas as novidades lançadas é estar interado, estar inserido tecnologicamente. Esta confuso

Formar professores e alunos para utilização de um desses tipos de aparatos não é viável atualmente, a formação precisa ter um nível mais geral, não é possível se apropriar por completo de alguma dessas tecnologias, pois o que é novidade(rapidamente deixa de ser) uma hora na outra não é mais. Sou totalmente a favor da tecnologia na escola e na sala de aula, mas para isso é preciso que o professor opte por qual tecnologia quer trabalhar e não simplesmente que o imponham qual ele precisa aprender a usar. Para isso acontecer, é necessário que ele entenda e viva a cultura digital acima de tudo e isso significa dar acesso, e não fornecer equipamentos.