fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Educação de Jovens e Adultos passa a ser profissionalizante

Notícias EAD

Alunos da rede estadual dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) passarão a ter acesso aos cursos profissionalizantes da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), além dos ensinos Fundamental e Médio oferecidos pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio), na modalidade semipresencial.

Para isso, será criado o CEJA Profissional, com a transferência da Secretaria de Educação para a de Ciência e Tecnologia das 61 unidades do CEJA. A gestão pedagógica e administrativa dessas unidades passa a ser feita, ainda este mês, pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A oferta de cursos profissionalizantes acontecerá gradativamente ao longo do próximo ano.

– O que estamos fazendo é oferecer, com a qualificação profissional, uma chance para as pessoas mudarem suas vidas. Este era um projeto antigo, de aliar o ensino de jovens e adultos aos cursos profissionalizantes. Agora, esses alunos podem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está passando, com grande atração de investimentos – disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Estrutura e qualificação
Os prédios onde funcionam apenas aulas do CEJA ficarão sob gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O mesmo vale para os cursos para jovens e adultos oferecidos em prédios onde há ensino regular. Já os servidores lotados nessas unidades escolares permanecerão no quadro de pessoal da Secretaria de Educação e continuarão atendendo a esses estudantes.

– O Estado está cumprindo o compromisso de levar ensino profissionalizante a todas as escolas públicas estaduais. São cerca de 50 mil alunos beneficiados com uma educação voltada também para o mercado de trabalho. Vamos preparar mão de obra para as oportunidades de trabalho que se abrem no estado – disse o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Para o secretário Alexandre Cardoso, a preparação dos alunos ficará mais completa. – Esta parceria só vai ajudar a melhorar a formação das pessoas – afirmou.

Fonte : Terra