Na educação online, onde a aprendizagem é mediada pela informática a compreensão do modelo mental do aprendiz é condição sine qua non para que sejam construídas interfaces e processos que reflitam as representações mentais dos usuários, a fim de que não seja aumentada a carga cognitiva deste durante a interação humano-computador.
E neste caso a computação afetiva pode ser muito importante na equalização dessa interação.
Computação afetiva é um campo da informática que leva em consideração as emoções tanto na confecção de hardwares quanto na de softwares. Para tanto, utiliza-se de saberes de vários campos do conhecimento, tais como Informática, Educação, Psicologia, Sociologia, Inteligência Artificial, dentre outros. Seu foco é o estudo e a compreensão do papel dos computadores na comunicação de emoções a agentes (artificiais ou biológicos), através de diferentes mídias. Dessa forma, os sistemas afetivos são construídos e têm capacidade de reconhecer, expressar, possuir ou desenvolver emoções.
Vale lembrar que na modalidade EAD, os encontros face-a-face são reduzidos ou mesmo inexistentes. Assim, todo o processo de ensino-aprendizagem está centrado na aprendizagem e não na transmissão do saber, o que corrobora com a tese de que o sucesso da aprendizagem do aluno está estreitamente ligado à qualidade ergonômica dos processos e das interfaces computacionais.
O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. É um ambiente virtual de aprendizagem na sua essência. (AVA) A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades online, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso online à sua escolha. O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers instrucionais e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português. E não são exigidos gastos com licenciamento de software e é uma plataforma de ensino com uma comunidade muito atuante e uma grande gama de inovações.
Mas no que tange às dificuldades para a percepção do sujeito pelo outro em ambientes como o Moodle (um fato que chama muito a atenção a um grupo formado por mim e outros professores pesquisadores da UFS – Universidade Federal de Sergipe) faz-se a necessidade de desenvolver novos plugins que serão de extrema importância para o aprimoramento e personalização do aprendizado realizado a distancia neste tipo de ambiente.
Com a proposta de novos plugins para o referido AVA, particularmente e primeiramente algo que expresse o “estado de espírito do aluno/a” no momento da interação (principalmente quando participante dos “fóruns de discussão” ou no módulo “atividades”) a UFS e esse grupo de pesquisadores está viabilizando um projeto, coordenado por mim e financiado com bolsa PIBIT – Programa de Iniciação Tecnológica da UFS e FAPITEC – Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – onde o aluno é respeitado em suas individualidades, onde seus aspectos psicológicos também são considerados e ele pode ser compreendido no seu todo, bem como suas necessidades de aprendizagem.
Essa proposta inicial de um plugin que tem como nome “Como estou? Uma ferramenta para apresentar o estado de espírito num ambiente virtual de aprendizagem” está em desenvolvimento, porém, ela deverá acrescentar nas ferramentas “Fórum de discussão” e “Atividades” possibilidades dos educandos de demonstrarem seus “estados de espírito” no momento da escrita. Assim, ao ler a interação do aluno, professor ou colegas, poderão compreender a situação psicológica que ele passa no instante que interage. Essa situação facilita e auxilia o entendimento do que o aluno escreveu naquele momento. Dessa forma, quando lemos um texto raivoso, podemos, por exemplo, pensar que é algo sínico, mas, na verdade, é a expressão de raiva ou algo semelhante do aluno e, nesse aspecto, podemos confundir as pretensões da escrita do sujeito. Com o plugin isso pode ser perfeitamente contornado, pois estará presente, de forma gráfica (emoticons ou avatares que demonstrem sentimentos) algo que expresse que no momento daquela interação o autor estava raivoso de fato (utilizando o exemplo) evitando confusões e acrescentando mais riqueza de detalhes nas pretensões da escrita do sujeito. Portanto, esse projeto esta sendo desenvolvido a longo prazo. Trabalha-se com 2 grandes linhas:
a) Personalização do Moodle no que tange a afetividade do usuário, em termos de Emoção e Personalidade;
b) sua melhor adaptação em grupos de trabalho selecionados e caracterizados por compatibilidade de aspectos psicológicos, considerando as necessidades de conhecimento especificas de cada aluno.
Durante todo o decorrer do projeto pretende-se publicar os resultados obtidos através de relatórios científicos, artigos em congressos nacionais, conferências internacionais e/ou revistas científicas. Ao finalizar o projeto, os plugins e/ou conhecimentos gerados serão disponibilizados à comunidade em geral, bem como à comunidade do Moodle. Inclusive uma primeira publicação já ocorreu no SBIE 2009 (Congresso da Sociedade Brasileira de Informática na Educação ocorrido em Florianópolis/SC) e este post contém partes dela e caso queira ler o artigo completo, basta clicar AQUI. Caso se interesse por outro texto sobre “computação afetiva”, clique AQUI para lê-lo também.
Fonte: Educação e Ciberespaço