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Sáb, Abr

Ensino a distância exige maior formação de docentes

Notícias EAD

As novas modalidades de ensino estão exigindo dos professores adaptação e formação específica para atender ao perfil dos alunos que estão cada vez mais inseridos no mundo digital. No caso específico do ensino a distância (EAD), o número de matriculados aumentou em mais de 15 mil por cento nos últimos dez anos: de 5,2 mil para 838,1 mil até 2009, de acordo como Censo de educação superior, o que representa mais um desafio aos docentes.

Em Uberlândia, desde 2006 a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece cursos de graduação a distância por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que também oferta formação aos professores. Somente a UFU registra 4.760 alunos inscritos e 10 cursos ativos, havendo ainda a previsão de abertura de mais seis em 2012. Outra instituição que oferece cursos de EAD na cidade é o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que desde o ano passado já contabiliza 4,5 mil alunos inscritos.
A formação de professores na UFU envolve normalmente 80 horas-aula em sua fase inicial. Depois, quando os professores são convocados para ministrar aulas, eles são submetidos a mais uma carga horária de formação específica conforme o conteúdo do curso. Cada turma tem em média 30 professores.
CEAD
Desde 2009, quando o Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFU assumiu o projeto de qualificação de docentes, mais de 170 professores passaram pela formação, segundo a diretora do Cead e representante da UAB na UFU, Maria Tereza Freitas.
No IFTM, são 15 professores para os cursos da UAB e 40 para os cursos técnicos. Há também um treinamento em andamento para capacitação dos servidores do instituto que está formando 100 pessoas, dentre professores e auxiliares. “Os professores têm que saber interagir com as novas tecnologias midiáticas e priorizar a metodologia com que o aluno já está habituado”, disse o coordenador da UAB no IFTM, Vicente Batista Neto.
EAD necessita mais planejamento e adequação à linguagem
Para ministrar aulas a distância – as quais mesclam recursos tradicionais, como apostilas, e ferramentas tecnológicas, a exemplo de chats, fóruns, videoaulas e navegação em ambiente virtual –, os professores precisam se dedicar mais a planejamentos e adequações à linguagem.
A diretora do Cead e representante da UAB na UFU, Maria Tereza Freitas, afirma que o cuidado com a elaboração das aulas garante a qualidade da EAD. “Alguns desconhecem e são contra, mas não sabem do cuidado na elaboração dos cursos. O professor dedica mais esforço e tempo para manter a relação próxima com o aluno, mesmo a distância”, disse.
O coordenador da UAB no IFTM, Vicente Batista Neto, exemplifica isso. Segundo ele, para produzir uma videoaula são necessárias 36 horas de planejamento. “Na EAD, o professor é mediador. Ele precisa pesquisar todas as fontes de conhecimento para poder indicar quais são as mais adequadas aos alunos”, afirmou.
Professores também aprendem ensinando
O professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Robson Luiz de França dá aulas de ensino a distância no curso de Pedagogia da instituição. Ele começou sua formação na EAD por meio de um projeto financiado pelo governo estadual de educação semipresencial e, há quase quatro anos, fez uma especialização sobre tecnologias para EAD e elaboração de material instrucional.
Assim como Robson Luiz, a maioria dos professores aprende na própria escola, durante o exercício profissional. Segundo o professor, o desafio do ensino na EAD é adequar a linguagem falada aos outros canais. “O que escrevemos na apostila tem de ser acessível e objetivo, mas com uma linguagem intimista, porque temos que nos fazer presentes. Os assuntos devem ser bem amarrados, e as atividades devem ser passadas com instruções claras”, disse. O tempo de elaboração de cada módulo varia de seis meses a oito meses.
Cursos EAD em andamento UFU
Graduação
- Administração (piloto)
- Pedagogia
- Administração Pública
- Letras/Inglês
- Letras/Espanhol
Pós-graduação
- Gestão Pública
- Gestão em Saúde
- Gestão Pública Municipal
Cursos de aperfeiçoamento
- Atendimento Educacional Especializado
- Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos
Programação para 2012
- Especialização em mídias na educação
- Especialização em ensino de filosofia no ensino médio
- Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental
- Licenciatura em: Matemática, Ciências Biológicas, Física

Fonte de notícia: correiodeUberlandia.com.br