fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Envio de SMS pode ajudar na luta contra o cigarro, mostra estudo

Notícias EAD

Pesquisa norte-americana comprova que as mensagens de texto representam um meio barato e eficiente de tratar o tabagismo.

Uma pesquisa científica conduzida pela Universidade do Oregon (Estados Unidos), em parceria com uma série de instituições menores, descobriu que as mensagens curtas de texto pelo celular (SMS) podem ser uma maneira barata e eficiente de ajudar no tratamento para parar de fumar.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores estudaram 27 fumantes. Em um dos estudos, isolaram as regiões do cérebro que são ativadas para controlar a vontade de fumar e descobriram que isso pode ser algo previsível, o que permite criar programas específicos para ajudar as pessoas a combaterem o vício do tabagismo. 

Já quanto ao uso do SMS, uma segunda parte do estudo utilizou esse tipo de mensagem para analisar o comportamento dos voluntários e ajudá-los a combater o vício. Na prática, cada pessoa envolvida no estudo recebeu oito mensagens por dia, durante três semanas, nas quais eram obrigadas a responder informações sobre vontade de fumar, o número de cigarros ingeridos e as variações de humor.

O resultado do estudo apontou que as mensagens de texto podem ser um meio simples e eficiente de coletar informações necessárias para criar um programa personalizado para combater o tabagismo, em especial, porque permitem detectar variações dos pacientes em tempo real.

“As mensagens de texto podem ser um mecanismo ideal para desenvolver intervenções sob medida, isso porque, têm baixo custo, a maioria das pessoas já tem acesso ao sistema e as SMS podem ser enviadas quase instantaneamente”, aponta o estudo, que deve ser divulgado nesta semana pelo jornal da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, Health Psychology.

Fonte: Olhar Digital, 09/03/2011