fbpx

Sidebar

16
Ter, Abr

Moodle: ambiente colaborativo de aprendizagem

Notícias EAD

O moodle é um ambiente de aprendizagem que cada vez mais vem sendo utilizado na educação a distância. Seu funcionamento é direcionado para uma filosofia chamada construtivismo social, em que o aprendizado acontece mais facilmente quando há interatividade entre as pessoas. Nesse sentido podemos dizer que uma conversa pode ser mais rica do que a leitura de um livro, pois está havendo troca de informações entre pessoas.

colaboracao

No moodle existe até mesmo um fórum do tipo Social, neste formato o curso não é dividido em semanas ou tópicos, tudo gira em torno de conversas feitas nos fóruns.

Além dos fóruns existem outras ferramentas que possibilitam os alunos a colaborarem com a troca de conhecimento entre eles, como o Wiki, Blogs, Galeria de arquivos entre outros.

Além disso, não podemos esquecer que a construção e o aperfeiçoamento do ambiente de aprendizagem, é feita de forma colaborativa, ou seja, a própria comunidade que o utiliza cria e desenvolve novas ferramentas e rotinas visando sempre o constante melhoramento do ambiente. E aí nos perguntamos, vale a pena guardar o que adquirimos de conhecimento sem contar a ninguém? Com quantas pessoas nos deparamos temerosas em publicar seus estudos ou materiais por conta de outros que podem vir a plagiar o que descobriram. Sim, isso é possível, mas o conhecimento que adquirimos no processo de nosso estudo jamais será retirado de nós. O conhecimento colaborativo é muito valioso hoje em dia. E o moodle por ter esse princípio é um ambiente que tem muito a oferecer aos seus utilizadores.