fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Por que o Moodle e não outro LMS?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Essa é uma pergunta que respondo com certa frequência em consultorias, e minha resposta acaba sendo uma outra pergunta "Por que, não usar o Moodle?". Na verdade a minha réplica e justamente extrair o que outras plataformas podem oferecer que o Moodle não pode? E qual o custo beneficio disto?

Eu não seria tolo em dizer que o Moodle é a melhor plataforma LMS para todos que desejam ofertar cursos a distância, certamente minha caixa de mensagens iria encher de comentários de pessoas que idolatram outras plataformas, das quais em nenhum momento eu discordaria, pois a escolha de uma plataforma LMS vai muita além do que simplesmente gosto pessoal, por isso a minha pergunta "Por que não usar Moodle?"

É uma pergunta difícil de responder, mas já escutei algumas coisas como "O Moodle é muito complicado", "Não acho que ele seja seguro, por ser gratuito" ou "O Moodle trabalha visualmente como eu gostaria", em resumo, na maioria das vezes tenho respostas para todas as perguntas, isso porque conheço bem a ferramenta o que me abre um leque de possibilidades, e cada nova questão aprendo mais.

Sim, o Moodle é complexo, há muitos recursos e possibilidades dos quais eu mesmo não conheço, e é isso que torna o Moodle diferenciado como ferramenta, pois o que você precisa está lá de alguma forma é possível fazer o que deseja, mas alguém pode me colocar em "check" e dizer "Mas no LMS X também posso", talvez sim, talvez possa, mas certamente você estará sozinho, diferente do que ocorre no Moodle que possui uma comunidade fortíssima de desenvolvedores, colaboradores e curiosos que estimulam a criação e o desenvolvimento, basta perguntar que aparece alguém de bom coração para ajudar, o resultado é notório basta olhar a versão 1.9 e a versão mais recente 2.7.2, o resultado é incrível, compare com o crescimento de outras ferramentas, sem contar o fato do Moodle ser Open-source, código livre e gratuito.

O fato do Moodle ser complexo, não o torna difícil, é possível deixar disponível somente aquilo que deseja usar.

Sempre foi muito seguro e a partir da versão 2.0 o sistema ficou ainda melhor

A partir da versão 2.3 foi incluído no Moodle a possibilidade de trabalhar com BootStrap, o que facilita a customização do ambiente.

Agora respondendo a pergunta "Por que o Moodle e não outro LMS?"

O Moodle:

  • É gratuito
  • É opensource
  • Tem a maior comunidade da categoria
  • Passa por atualizações frequentes (segurança, novos recursos, melhorias)
  • Possui mais de 900 plugins (extensões)
  • Foi escolhido no Top 100 "Tools for learning 2014" - 12º lugar sendo o LMS de melhor posição
  • É utilizado em mais de 200 países e possui mais de 55.000 Moodles registrados
  • Somo o 3º país que mais possuí registros de uso do Moodle, estamos atrás apenas da Espanha e Estados Unidos
  • Não há como questionar o sucesso do Moodle, certamente a ferramenta irá atender a sua expectativa seja técnica ou pedagógica, e se tiver dúvidas estamos aqui para ajudá-los.