fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Porque usar o Moodle?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Moodle na minha opinião é sem sombra de dúvidas, o melhor software do mercado para ambientes de ensino a distância, existem outros, como por exemplo, o Blackboard, o Teleduc,  . Daí a pergunta...  

1. Porque o moodle é considerado o melhor?

Pelo simples fato de ser Open Source e ser distribuído sob licença GLP, dando a liberdade de usar o software nas seguintes condições:

Podendo executar o programa, para qualquer fim, da forma que se desejar.

Modificar o programa e adaptá-lo às suas necessidades

Poderá distribuir cópias do programa, até com o propósito de divulgá-lo.

Se você entender de programação pode criar uma comunidade e publicar versões melhoradas por você fazendo assim que outros se beneficiem de seu trabalho.

Muitas pessoas de fato nem sabem o que é Open source (software Livre), em outro tópico explicarei de forma mais detalhada. O que importa de fato é sua gratuidade e as suas atualizações, que sempre são rápidas, além é claro das correções de bugs(erros).

2. Por que o Moodle é gratuito?
O fato de ser gratuito não o torna pior do que um software pago, muito pelo contrário, ser gratuito é uma forma de conseguir um grande número de usuários, e com isso publicidade, alé de possuir seu código aberto para qualquer desenvolvedor modificá-lo, e ninguém paga por estes serviços prestados ao moodle.

3. Posso ganhar dinheiro com o Moodle?

Sim, apesar de ser gratuito o Moodle não tem limitações de uso - em alguns casos são criados softwares gratuitos no qual o usuário não pode ter lucro financeiro, caso queira, então terá que pagar um valor "X" pelo uso comercial - portanto todos podem usar o moodle para fins comerciais e com isso gerar receita, em outro tópico futuro daremos alguns exemplos de empresas e/ou instituições que se beneficiam comercialmente do moodle.

Na grande maioria dos casos as empresas contratam profissionais da área para a implementação da plataforma moodle, existem vários profissionais capacitados e especializados em moodle, são eles que cuidam do layout, conteúdo, cadastro de professores, alunos e administradores além de outros detalhes, mas isso não quer dizer que um usuário comum não possa fazer, há vários tutorias disponíveis na internet, inclusive aqui em nosso blog MoodleLivre que auxiliam na implementação desta plataforma.

Portanto se a intenção é entrar nesse mundo da educação a distância, então, com toda certeza o Moodle é a ferramenta certa, pois além de gratuita também é uma das mais completas e utilizadas do mercado.