Recentemente em um curso que presto serviço de administração Moodle um aluno mandou um email dizendo que não conseguia modificar seu perfil, mais especificamente sua foto de perfil, achei estranho pois se tratava de um aluno que conhecia bem o ambiente moodle,
entrei no ambiente como aluno para fazer um teste, e constatei que de fato ele tinha razão, por algum motivo ao escolher uma imagem de perfil e depois clicar em "Atualizar Perfil" a imagem não trocava, e o mais incrível é que não gerava nenhum tipo de erro, simplesmente a imagem não era substituída pela nova.
Logo de inicio a suspeita era de permissão ftp, mas como não gerava nenhum aviso de erro ficava difícil até de decidir por onde começar, mas por dedução obvia iniciei pela pasta "MOODLEDATA" depois de algumas tentativas e erros descobri que o problema era de permissão CHMOD 777 na pasta "0" (zero) que fica dentro do diretório "MOODLEDATA>USER>O". Basta dar permissão nesse caminho todo.
A solução parece bem simples, mas tenho certeza que irá ajudar a muitos.