fbpx

Sidebar

16
Dom, Jan

Qual a difereça entre Atividades e Recursos?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No modo de edição do curso moodle há dois tipos de campos para inserção de conteúdo: Recursos e Atividades

Recursos 

São utilizados para demonstrar conteúdos aos alunos.

Eles podem ser do tipo:

Página de texto simples: Usamos este recurso quando temos a intensão de publicar um texto puro que não exige nenhum tipo de formatação.

Página de texto web: Recurso semelhante a Página de Texto Simples, porém este nos dá a possibilidade de formatá-lo com cores de letras, tabelas, imagens, links, linhas e também a edição através da linguagem HTML.

Link a um arquivo ou site: Permite fazer links para arquivos enviados ao moodle ou até mesmo linkar sites fora do ambiente.

Visualizar um diretório: Em cada curso do moodle é criada uma pasta para onde deve-se enviar todos os arquivos utilizados no curso (textos, imagens, vídeos, etc). Através desta ferramenta, é possível a visualização do conteúdo de qualquer uma destas pastas.

Inserir Rótulo: Rótulos são divisões dentro de um bloco. Com ele é possível criar uma melhor organização do conteúdo deixando o ambiente com uma visualização mais agradável.

 

Atividades

São ferramentas de avaliação ou comunicação com alunos.

Diário: Cada atividade do diário é uma entrada no diário geral do curso. Para cada um, você pode especificar uma questão aberta que orienta o que os alunos escrevem, assim como uma janela de tempo em que o diário permanece aberto (só para os cursos em formato semanal). Como regra geral, pode-se criar um diário por semana. O diário ficará disponível para o aluno e para o professor, nenhum outro participante vê as anotações dos outros. É possível dar nota e comentar todas as contribuições, e os alunos receberão automaticamente uma notificação com suas observações.

Base de dados: É uma galeria para imagens e/ou arquivos em que os alunos podem enviar seus materias, que ficará disponíveis para todos. É possivel fazer comentários nos arquivos enviados, dar notas, o professor pode configurar para aguardar sua moderação.

Chat: Ferramenta síncrona, para haver comunicação todos os participantes tem de estar online.

Escolha: Enquete de multipla escolha.

Forúm: Ferramenta assíncrona, para haver comunicação entre os partipantes, não havendo necessidade de todos estarem online ao mesmo tempo. Existe alguns tipos de forúm: discussão de um único tópico, forum geral para todos, ou uma trilha de discussão por tema e por usuário.

Glossário: Definição de termos em ordem alfábetica, permite cometários.

Lição: Permite a junção de texto e questões para avaliação.

Pesquisa de avaliação: Instrumentos para analisar cursos on-line. Relatórios de pesquisa on-line sempre disponíveis, incluindo muitos gráficos. Os dados podem ser baixados como uma planilha Excel ou arquivo de texto CSV. O feedback sobre os resultados do aluno é fornecido comparando com os resultados médios da classe

Questionário: Avaliação automática, permite o professor gerar perguntas de multipla escolha, pode ser de preechimento, numerica ou resposta breve. O professor pode criar uma base de dados de questões separadas por categorias que podem ser utilizadas em outros cursos.

Scorm/AICC:Tarefas: Modalidade avançada de carregamento de arquivos Texto on line Envio de arquivo único Atividade offline

Wiki: Ferramenta colaborativa onde todos podem participar, acrescentando e/ou editando textos. Existe muitos outros plugins que aumentariam essa lista, esses citados são nativos do moodle 1.9.5, portanto não estranhe se na sua jornada pelo moodle encontrar outros recursos ou atividades, caso tenha curiosidade ou conheça algum outro colabore conosco para podermos enriquecer ainda mais este post.