fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Qual AVA devemos usar?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Qual AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) devemos usar? Essa é uma pergunta que toda instituição que pretende iniciar nessa nova modalidade de ensino tem se perguntado.

Ao contrário do que possa parecer, essa não é uma pergunta fácil ou direta de se responder, mas com certeza é umas das primeiras a serem respondidas, e sua resposta não depende diretamente de um profissional da área, pois esse com certeza irá partir de suas preferências ou suas experiências e o que muitas vezes pode ser bom para um,  não pode ser para o outro e vice-versa, por isso é importante conhecer bem os objetivos da instituição, assim como, valor a ser investido, tempo para disponibilizar o curso, a quantidade de usuários que se envolverão com o AVA, o quanto poderá crescer essa modalidade na instituição, os recursos a serem utilizados nas aulas.

A partir de algumas perguntas discutidas entre membros da instituição e alguém da área de EAD, será possivél destacar algumas ferramentas (AVA), ja que existe uma grande oferta delas no mercado, seja um software proprietário (pago) ou opensource (gratuito, codigo aberto) ou apenas Livre (gratuito, não-codigo aberto), veja alguns:

Ferramentas pagas

  1. www.webaula.com.br
  2. www.portaleducacao.com.br
  3. www.micropower.com.br
  4. www.angellearning.com
  5. www.blackboard.com

existem muitas outras... Ferramentas Open Source

  1. www.moodle.org
  2. teleduc.nied.unicamp.br
  3. www.dokeos.com
  4. bodington.org
  5. www.vclass.net

Existem muitas outras...

Todas essas ferramentas fazem o que prometem, o que vale destacar e o que vai definitivamente auxiliar na escolha são os detalhes, por isso é importante conhecer as principais caracteristicas de cada AVA, procure ou solicite no site da empresa desenvolvedora a documentação, nela certamente você terá tudo que a ferramenta proporciona, conhecendo melhor cada recurso disponível, lembrando que é importante ja ter traçado um plano de curso EAD (cujo o conteúdo se difere do presencial) para saber melhor quais ferramentas serão necessárias ao longo dos projetos, ja que uma escolha errada irá gerar custos futuros com programação.

Que tipo de plataforma escolher: paga ou gratuíta?

Pagas

Vantages - Está ligada diretamente a segurança, uma vez que tanto o software quanto os módulos adicionais virão de uma única empresa, evitando assim uma possivel instalação de "codigo malicioso", ja que uma única entidade é responsável pelo sitema.

Desvantagens - O custo normalmente é bem alto, um longo período entre as atualizações, e custo adicional na compra de um módulo, além de pagamento pelas atualizações e o risco pela descontinuação do produto.

Open Source

Vantagens - Não há custo pela plataforma, normalmente são gratuitas,  grande número de desenvolvedores que na grande maioria são programadores de grandes instituições, e dentro desse universo reconhecidos e disputados pelo mercado de trabalho, atualizações constantes, grande diversidade de módulos adicionais, baixo risco de descontinuidade devido ao fato de serem vários desenvolvedores envolvidos.

Desvantagens - Baixa segurança, existe o risco de codigo malicioso nos arquivos. Em ambos os casos acredito ser uma boa ideia ter um desenvolvedor web na instituição, além é claro dos demais profissionais necessários, ou mesmo contratar um empresa para gerenciar o AVA, desde de sua implantação até a administração dos professores e alunos. Por favor, deixem seus comentários e experiências, será de grande ajuda.