fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Servidores para moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Olá amigos e visitantes moodlelivre, pedimos desculpas pela ausência durante essas últimas semanas, quase não postamos nada e tão pouco tivemos tempo para responder alguns de nossos amigos leitores.

Estivemos comprometidos com alguns trabalhos de grande porte envolvendo o moodle com um prazo bem apertado de entrega, por isso um pouco do sumiço.

Mas como dizem por ai, "depois da tempestade vem a bonança" e estamos de volta com força total, com varias dicas e ajuda.

Tivemos que instalar vários moodles em diferentes servidores espalhados pela rede, e em cada servidor tivemos problemas diferentes uns de fácil solução e outros terríveis e desanimadores, iremos postar cada problema encontrado e como fizemos para resolver, porém é importante ressaltar que o suporte desses servidores é de extrema importância, mas alguns deixam a desejar e dificultam em muito nosso trabalho.

Segue abaixo as experiências com os servidores:Locaweb:
Erros que encontramos: "register_globals=off"
Suporte: Não ajudam a instalar o moodle, é preciso relatar o problema e já passar a possível solução para que eles somente realizem a operação.
Solução: É necessário abrir chamado para alterar as configurações do PHP pois eles não nos dão permissão de alterar o PHP, isso pode levar algum tempo pois eles demoram a entender as coisas.
Avaliação: Médio

Hostnet:
Erros que encontramos: Versão do mysql compatível apenas com o moodle 1.6 lembrando que já estamos na versão 1.9.4, limite da memória muito baixa do PHP, erro de UTF-8, impossível instalar o idioma português, não cria usuário admin.
Suporte: como podem ver são muitos erros, o suporte é horrível e não ajuda em nada, até para falar bom dia eles pedem pra você abrir um chamado o que leva no mínimo 1 dia de retorno pra resposta "não entendi sua pergunta" ou algo do tipo, desistimos de instalar e pedimos pro suporte fazer isso, e adivinha só o que aconteceu, eles tentaram e não conseguiram instalar o moodle, bom até hoje ainda estão tentando.
Solução: até o momento não conseguimos instalar o moodle, tanto o suporte quanto o servidor são horríveis. Avaliação: Não recomendo para moodle, alias pra nada, com esse suporte é melhor não arriscar.

Kinghost:
Erros que encontramos: "register_globals=off".
Suporte: Em contato com o suporte fui alertado que no painel de controle há um link para permissões, após clicado consegui enviar as alterações feitas no .htaccess, Eficiente, resolvem o problema, e apenas em problemas mais complexos pedem para abrir chamado.
Solução: Mudamos o arquivo .htaccess e enviamos via ftp.
Avaliação: bom. Insite: Até agora nem consegui que o domínio entre no ar, muito estranho parece tudo muito profissional mas na hora "H" deixa a desejar, não sei como se comportaria a instalação do moodle Insite ainda é uma "lenda".

Madri produções:
Somos suspeitos em falar da Madri Produções, pois temos uma forte parceria, além de ser especifico para AVAs, se você quer um servidor e não ter dor de cabeça com a instalação, recomendo, pois o servidor já vem com o Moodle instalado e pré configurado (traduzido). Porém deixo a avaliação para os clientes.

Ciente que os erros podem variar, esses foram os quais enfrentamos.

Gostaríamos que nossos leitores relatassem suas experiências com seus provedores, estaremos atualizando esse post sempre que tivermos novidades.

Sempre em busca de um moodle melhor