fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Temas no moodle: como configurar

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
O moodle vem com alguns padrões de temas já instalados, porém podemos customizar muito bem um ambiente com imagens, cores e logos. Muitos ambientes de aprendizagem foram tão bem customizados que muitas vezes nem percebemos que por traz de tudo aquilo há um Moodle.
 
Existem alguns sites e até mesmo o fórum do moodle que disponibiliza temas para baixarmos, o formato é em zip, depois de descompactado é só jogar na pasta themes do ftp e pronto, temos mais uma opção de tema para customizarmos. Um template de Moodle é composto basicamente pelos seguintes elementos:
 
* Um diretório, que é o nome do Tema;
* Dentro deste diretório, são encontrados os elementos que compõem o tema, propriamente dito:
* O diretório pix (ou images, vai depender de como desejar chamar as imagens do seu tema);
* Arquivos PHP:
 
  • styles.php - Este arquivo contém informações sobre as variáveis de cookies dentre outras. Todos os temas deve conter uma cópia deste arquivo dentro do diretório;
  • docstyles.php - É o arquivo que contém alguns códigos PHP para chamar os estilos e cookies além de ter alguams regras de CSS que são mostradas como prioridade.
  • config.php - É o arquivo que carrega as informações necessárias para que o Tema funcione adequadamente. A lista dos arquivos CSS, por exemplo, é descrita neste arquivo
  • Arquivos CSS - São estes arquivos que controlam todos os elementos da página, desde os links, cores de textos, posicionamentos, etc… O nome e a quantidade dos arquivos varia de acordo com o desenvolvedor. Pode-se usar um só arquivos para conter todas as informacões.
  • No caso, vamos descrever um tema com vários arquivos CSS o styles_color.css - Aqui pode ir as regras de CSS referentes a cores (de fontes, fundos, etc…) assim, fica fácil criar templates com o mesmo layout e mudar apenas as cores.

    • styles_fonts.css - Nesse arquivo podem ir as regras de formatação de fontes, como tipos, tamanhos, variações, etc…
    • styles_layout.css - Já neste, podem ir as regras relativas a formatação propriamente dita como colunas, tabelas, formulários, etc…
    • styles_tabs.css - E por fim, aqui podem ir os estilos do menu de abas, por exemplo… * E alguns arquivos HTML, para o cabeçalho e o rodapé. Nestes arquivos HTML é possível customizar alguns elementos como incluir scripts, novos CSS, o favicon (aquele pequenino ícone que apare na barra do navegador), etc…
 
Temos que tomar cuidado com a versão do nosso moodle instalado e a versão do tema, eles tem que ser compatíveis, senão não funciona. Limitações Nem tudo é permitido na hora de customizar o template do Moodle, apesar da flexibilidade. Alguns elementos na linguagem HTMLs ficam escondidos no código dificultando sua customização e aumentando o trabalho de manutenção.
A elaboração de um novo template normalmente gira em torno de mudanças no css, nos arquivos de idioma e nas imagens.