fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Como aperfeiçoar seu conteúdo EAD e deixá-lo mais atraente para o aluno

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Antes de qualquer coisa, o seu ambiente deverá ter organização, a fim de que tudo fique muito claro para o aluno.

Antes de qualquer coisa, o seu ambiente deverá ter organização, a fim de que tudo fique muito claro para o aluno.

1 - Organize seu ambiente de forma que a navegação seja intuitiva. Por exemplo, você poderá criar um bloco lateral com ícones (links) para aquele conteúdo que irá acompanhar o aluno por todo o curso. Desta forma, ele não precisará ficar procurando por itens sempre que avançar pois o módulo lateral irá acompanhar a navegação, e seu ambiente não terá o mesmo link repetido em todo o curso. 

2 – Desenhe seu curso para que tenha uma evolução. Comece devagar para não assustar seu aluno, colocar material demais ou complexo de início poderá causar certa paralisia e até um possível abandono. Pense no desenvolvimento do curso como um jogo, em que conforme o aluno avança, aumenta o grau de dificuldade.

3 – Ainda neste primeiro módulo de curso, crie um fórum e estimule a participação dos alunos para que se apresentem, começando por você, professor. Desta forma você dará vida ao ambiente e irá aproximar ainda mais o aluno, evitando que seu ambiente entre no “Silêncio virtual”.

4 – Quanto mais longe você conseguir levar seu aluno, menor será a chance de abandono. O maior problema no EAD, em minha opinião, é a concorrência pela atenção do seu aluno. Em outras palavras, ele estará o tempo todo recebendo estímulos para deixar o ambiente de lado, tais como Facebook, celular, Whatsapp, televisão, Youtube, etc. Para evitar ou tentar diminuir essa distração, varie os recursos usados, explore mais as ferramentas e ofereça maior dinâmica ao aluno. Um texto longo terá maior probabilidade de abandono que um texto curto. Divida esse texto ou distribua parte do conteúdo do texto em diferentes mídias como podcast, vídeos, infográficos.

5 – Acredito que manter o aluno engajado no seu curso é a sua missão mais difícil, pois há diversas variáveis positivas ou negativas como conteúdo interessante, recursos, motivo pelo qual o aluno está fazendo o curso, etc, e por isso é importante usarmos todos os recursos disponíveis. Especificamente a plataforma moodle tem um recurso muito interessante chamado de Emblemas ou Badges. O termo usado no uso deste recurso é Gamificação ou Gamification (não vou discutir a tradução, que em minha opinião, está sendo usada de forma errada). Usar a mecânica de games em seus cursos trará maior engajamento dos seus alunos. É claro que há diferentes níveis de “Gamificação” , sendo que aqui estamos falando do mais básico, como entregar uma medalha por alcançar um objetivo.

Neste artigo falo um pouco mais sobre este recurso da plataforma moodle e como usá-lo.

6 – Trabalhe com prazos, mesmo que o prazo seja flexível. Eu quero dizer com isto que você poderá colocar prazos de entrega nas atividades e/ou de passagem pelos módulos do curso. Há várias formas de você deixar isso evidente para o aluno, que certamente se sentirá incomodado ao ver estes alertas, seja no próprio ambiente ou por lembretes via e-mail.

Você poderá usar as mencionadas Badges com a restrição de acesso e conclusão de atividades, por exemplo, coloque uma data desejável para finalizar o módulo X, crie um rótulo com uma Badge (medalha) e coloque a condicional data + conclusão da atividade X, como no exemplo a seguir:

Módulo 1 – Atividade Fórum = Nas configurações, em “conclusão de atividades no curso” escolha “mostrar atividade como concluída quando as condições forem satisfeitas” e escolha um dos itens que verá logo abaixo “Requer...” escolha também uma data esperada para conclusão. Salvar e voltar ao curso.

Agora crie rótulos logo abaixo desta atividade e coloque uma imagem que represente uma Badge (medalha) neste rótulo.

Em “restringir acesso” coloque duas condições data e conclusão da atividade fórum. E feche os “olhinhos” das duas condicionais para não aparecer antes que o aluno as atinja.

Desta forma, ele ganhará uma premiação ao avançar até a data desejada, mas nada impede que ele continue depois daquela data.

Como foi dito, com uma configuração bem simples é possível criar situações bem mais complexas e desafiadoras para o aluno, basta ter criatividade e praticar bastante.

7 – Por fim, tente não poluir seu ambiente com informações demais, assim como nos livros mantenha uma área de “respiro”. Poucos blocos, espaço entre os textos. Infográficos ajudam muito a diminuir a quantidade de texto, faço uso deste recurso, assim como de podcast, screencast e vídeos.

Veja os artigos sobre: 
Infográficos - clique aqui
Podcast - clique aqui

Obrigado,

Marcelo Claro

Saiba mais sobre o EAD, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Quer ser um Expert EAD? Acesse: www.expertead.com

Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br