fbpx

Sidebar

18
Qui, Abr

Categoria de nota no software moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Uma categoria tem como objetivo organizar os itens de notas. Configure a sua categoria de acordo com as configurações desejadas:

Uma categoria tem como objetivo organizar os itens de notas. Configure a sua categoria de acordo com as configurações desejadas:

Nome da categoria (71): insira o nome da categoria.

Forma de agregação das notas (72): determina o cálculo da Média Final do aluno para a agregação. Entre as agregações, é possível utilizar métodos diferentes para o cálculo. A seguir serão apresentados os cálculos pré-definidos pelo Moodle:

  • Média das notas: soma todas as notas e divide pelo número de notas;
  • Média ponderada das notas: atribui pesos diferentes entre os itens dentro da agregação. Cada nota é multiplicada pelo valor do seu peso e posteriormente divida pela soma dos pesos;
  • Média ponderada simples das notas: o peso para cada item é o valor máximo do item. Caso todos os itens possuam o mesmo valor máximo, terá o mesmo resultado da média das notas;
  • Média das notas (com pontos extras): habilita o campo para atribuição do crédito extra. Caso este seja um valor maior que zero, o crédito será o fator pelo qual será multiplicada a nota, antes de somá-la ao total, depois calcular a média. Porém, não é aconselhado o uso deste cálculo;
  • Mediana das notas: após ordenação das notas do menor para o maior valor, extrai-se a nota do meio que divide o conjunto em partes iguais se for uma quantidade ímpar de valores. Se for uma quantidade par de valores, calcula-se a média aritmética das duas notas centrais;
  • Menor nota: a nota final é o menor valor entre as notas obtidas;
  • Maior nota: a nota final é o maior valor entre as notas obtidas;
  • Moda das notas: a nota com o maior número de repetições, no caso de ocorrer empate entre duas notas com maior repetição ou não houver nenhuma, o sistema escolherá apenas uma;
  • Natural (soma das notas): calcula a soma de todas as notas atribuídas.

Desconsiderar notas vazias (73): determina se uma nota não atribuída será ou não agregada no cálculo do total da agregação. Suponha que o aluno realizou as Atividades A e C, com notas 10 e 6 respectivamente, porém não realizou a Atividade B e nenhuma nota foi atribuída. Ao calcular a média aritmética, o aluno terá nota 8 ((10+6)/ 2). Caso esta opção esteja selecionada, observe que o aluno não tem prejuízo no cálculo final. Ao desmarcar essa opção, o aluno passará a ter nota 5,33 ((10+0+6)/3).


Manter as maiores e Descartar as menores (74): mantém as maiores notas e descarta as menores notas do cálculo. A quantidade de notas mantidas ou descartadas é escolhida pelo Professor.

categoria de notas no moodle
Total da categoria

Nome total da categoria (75): personaliza o rótulo do total da categoria. Quando não utilizado rótulo personalizado, será utilizado por padrão o rótulo Total da Categoria.

Informação do item (76): um espaço para adicionar informações sobre o item. Esse texto não aparece em nenhum outro lugar.

Número de identificação do módulo (77): o Número ID identifica a categoria para fins de cálculo de avaliação. Se a categoria não estiver inclusa em nenhum cálculo de avaliação então o campo do Número ID pode ser deixado em branco.

Tipo de notas (78): determine o tipo de nota que será utilizado na categoria:

  • Nenhum: categoria sem notas;
  • Valor: categoria com notas do tipo numérico. Este tipo permite a configuração de nota mínima e máxima;
  • Escala: utiliza uma das escalas configurada para o curso;
  • Texto: as atividades desta categoria terão apenas comentários de feedback.

Escala (79): determina qual o tipo de escala será utilizada. Este campo será ativado somente se selecionado Escala como tipo de nota.

Nota máxima (80): determina o valor da nota máxima para a categoria. Esta opção estará disponível somente se selecionando Valor como tipo de nota.

Nota mínima (81): determina o valor da nota mínima para a categoria. Esta opção estará disponível somente se selecionando Valor como tipo de nota.

Nota para aprovação (82): define um valor para aprovação do aluno na categoria.

Tipo de agregação da nota (83): estabelece o tipo de apresentação da nota nos relatórios: Real (valor da nota), Porcentagem ou Letra (conceito). É possível combinar dois tipos de apresentação, sendo o tipo secundário apresentado entre parênteses.

Pontos decimais global (84): determina o número de casas decimais de cada nota. Porém não interfere nos cálculos de notas, que são feitos com uma exatidão de cinco casas decimais.

total da categogia moodle

Imagem 2 – Configuração do total da categoria de nota (1)


Oculto (85): ao ativar essa opção, a nota da categoria ficará oculta para o aluno. Por padrão, a média final também ficará oculta. Para alterar essa configuração, veja o tópico Configuração de notas do curso.

Oculto até (86): oculta a categoria e permite ativar uma data para que a categoria se torne visível. Consequentemente, a média final também ficará oculta até a data estabelecida.

Travado (87): esta opção impede que a nota seja atualizada pela atividade, somente pela edição do quadro de notas. Consequentemente, desativa o campo para comentários de feedback do professor.

Travar depois de (88): trava o item para atribuição de nota por uma atividade após a data escolhida. Consequentemente, desativa o campo para comentários de feedback do professor.

Peso ajustado (89): permite definir um peso ao item de nota para que seu valor seja calculado automaticamente. Isso impedirá que o peso não seja ajustado automaticamente.

Peso (90): valor atribuído ao peso a ser utilizado para determinar o valor relativo dos vários itens de nota de uma categoria ou curso.

notas no moodle

Imagem 3 – Configuração do total da categoria de nota (2)

Fonte: Curso Avaliação no Moodle | Expert EAD

Saiba mais sobre o Moodle, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

www.expertead.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro