fbpx

Sidebar

09
Ter, Ago

EXPERT em EAD - 5 passos para começar seus cursos online

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Não tenha dúvida que o futuro da educação será online, e é apenas uma questão de tempo para quê cada vez mais pessoas prefiram a praticidade de aulas gravadas para serem assistidas dentro da sua conveniência do que se incomodar em sair de casa e marcar um horário para aprender alguma coisa.

Não tenha dúvida que o futuro da educação será online, e é apenas uma questão de tempo para quê cada vez mais pessoas prefiram a praticidade de aulas gravadas para serem assistidas dentro da sua conveniência do que se incomodar em sair de casa e marcar um horário para aprender alguma coisa.

Isso não serve apenas aquilo que aprendemos no ambiente profissional e acadêmico, o que aprendemos para engrandecimento pessoal também vai passar por essa revolução de comunicação.

Se você é uma pessoa que tem algo a dizer ou basicamente algo a ensinar, esse texto é para você.

Acha que não tem nada a ensinar? Continue lendo e descubra o contrário.

Todos têm algo a ensinar, pois já passaram por dificuldades e trouxeram soluções de problemas e poderiam, com sua expertise única e visão particular sobre uma resolução de problemas, ajudar pessoas que estão passando pela mesma dificuldade.

Essas pessoas ficariam felizes em pagar para obter este conhecimento, ou seja, se você pensar em um problema que você já resolveu ou algo que você conhece muito e é apaixonado, você pode fazer um curso a respeito. Todos têm algo a ensinar e a ganhar com a revolução da educação digital.

Agora, é importante que você aprenda que, em educação online, utilizar um método ou plataforma que vem sendo amplamente utilizado por especialistas em cursos livres online e professores de instituições mais tradicionais pode fazer com que seu curso, como produto, seja mais atraente e mais fácil de ser produzido, além de engajar o aluno!

Quais são os 5 passos para ser um Expert em EAD e começar um curso online com o pé direito?

1-Antes de tudo, é necessário fazer um planejamento.

O planejamento é parte fundamental do processo para ajudar a compreender melhor quais são as soluções para desafios que o seu curso oferece.
Uma forma interessante de planejar seu curso é criá-lo para que responda uma pergunta, resolva a dificuldade, ou ao menos tenha um foco claro e específico.
Sem isso, ele será apenas um amontoado de informações desencontradas, que muitas vezes as próprias pessoas podem conseguir pela internet. Como será o conteúdo, qual tipo de interatividade para engajamento você vai oferecer? Qual problema seu curso resolve?

2. A produção e edição dos vídeos

Para produção dos vídeos é necessário, dependendo do seu grau de investimento contar como estrutura mais planejada, ou com uma inventividade maior.
Se você não tem no seu orçamento verba para alugar um estúdio profissional para gravação, improvise, mas tenha em mente que existe um mínimo de qualidade para que seu curso seja interessante.

O indispensável para o sucesso do seu curso é que esteja gravado com qualidade, tenha uma boa captação de áudio e que a edição seja capaz de fazer com que as aulas se tornem interessantes de serem assistidas, e ao mesmo tempo permitam ao aluno manter o foco no conteúdo, com cenários que ajudem a focar no que está sendo explicado, além de conteúdos multimídia como cartilhas, livros, atividades gamificadas e mais.

Temos aqui um artigo mais completo sobre toda parte de cenários e um sobre edição que podem ser bem úteis.

Leia o artigo: Qual a importância da produção profissional para cursos online?

ferramentas para producao de cursos online

 

3. Como colocar esse conteúdo online de forma interessante e fácil? Escolher uma boa plataforma

Existem diversas maneiras de disponibilizar o seu curso online, mas você não quer se preocupar em aprender programação ou em fazer sua plataforma do seu curso do zero, utilizar um ambiente virtual de aprendizagem precisa ser considerado.

Utilizar uma plataforma que já tem uma comunidade ampla com a qual os alunos já estão acostumados pode se tornar um atrativo adicional para o seu curso, e aumentar a capacidade de absorver informação.

A melhor parte é que, por exemplo, o Moodle, é open source, totalmente customizável e amplamente utilizado no Brasil. Você pode aprender. inclusive, a respeito de como criar e publicar seu curso no Moodle por meio da Comunidade Expert EAD.

Plataforma moodle para administradores ead.jpeg

 

4. Layout e divulgação: dando uma aparência ao seu conteúdo

Entender que o layout é uma parte importante do seu curso online vai te ajudar a compreender a razão de se preocupar com isso.

O aluno, ao aprender com seu curso, ficará em constante contato com o seu layout, o que significa que ele pode ser uma ferramenta para auxiliar o aprendizado do aluno, ou ainda gerar uma dificuldade desnecessária.

Nesse sentido, é importante saber o meio termo ideal entre o chamativo publicitário e o focado didático. Conhecer essas duas formas de comunicação e conseguir desenvolvê-las na comunicação e no layout do seu curso vai fazer com que ele se torne um verdadeiro sucesso!

Leia no blog: Aprenda a definir a paleta de cores para seu site ou sala de aula online!

Design curtomizacoes e estrutura de cursos

 

5. Aumentando o engajamento do seu curso por meio de atividades gamificadas e outras.

Isso é um toque final bem interessante e é uma excelente aumentar o interesse dos alunos do seu curso, podendo fazer com que a aquisição ou a avaliação de performance do aluno sejam mais interessantes e menos repetitivas. Use a interatividade para engajar seu aluno!!! Entregue o melhor conteúdo da melhor forma sempre.

A melhor parte disso tudo é que você pode aprender como tornar seus cursos online mais interessantes através da Comunidade Expert EAD.

Plataforma moodle para professores ead

 

6. Integrações com outras plataformas

Pense também sobre a possibilidade de além de customizar sua Plataforma Moodle por completo, integrar com outras plataformas como o Wordpress. Você pode ter um ambiente perfeito e incrível que não só vai encantar o aluno como vai ajudar nas vendas dos seus cursos!!!

site no wordpress integrado no moodle

 

O que você achou deste conteúdo? Comente com a gente e confira os cursos e outras informações na Expert EAD, a plataforma mais completa para criadores de cursos online.

SERVIDORES ESPECIALIZADOS EM EAD

LOJA VITUAL COMPLETA PARA SEUS CURSOS ONLINE

CURSOS SOBRE A PLATAFORMA MOODLE E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

 NOTA: Antes de mexer nas configurações do seu moodle realize backup da sua plataforma.

Aproveite para assinar nosso Canal no Youtube e se precisar de ajuda fale comigo aqui pelos comentários. 

____________

Saiba mais sobre o EAD, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

Quer ser um Expert EAD? Acesse: www.expertead.com

Facebook: https://www.facebook.com/mlnoticiasead
Youtube: https://www.youtube.com/teceduca
Instagram: @mlnoticiasead
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mlnoticiasead
Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro