fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

O lms Moodle 4.0 chegou e está incrível! Confira o que e como mudou

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A plataforma Moodle, um dos LMS mais utilizados no mundo, agora está de cara e coração novos. Isso porque dizer que o motor 4.0 é simplesmente uma repaginada na estética da plataforma é subestimar as mudanças e melhorias trazidas pelo time de desenvolvimento.

A plataforma Moodle, um dos LMS mais utilizados no mundo, agora está de cara e coração novos. Isso porque dizer que o motor 4.0 é simplesmente uma repaginada na estética da plataforma é subestimar as mudanças e melhorias trazidas pelo time de desenvolvimento.

Mais fácil de usar, mais limpo, mais bonito e responsivo, a plataforma Moodle 4.0 vai abrir caminho para uma nova realidade quando o assunto é educação online, uma realidade mais fácil e mais otimizada.

Vamos falar um pouco mais sobre essas mudanças e explicar como elas ocorreram, que apenas demonstra que uma das maiores vantagens em utilizar a plataforma Moodle é a sua grande comunidade e se fez representar nesta nova implementação da plataforma.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Como a equipe de desenvolvimento chegou às mudanças necessárias do lms Moodle 4.0.

Uma plataforma com uma comunidade tão intensa e participativa tem, como se pode esperar, uma quantidade considerável de feedbacks.

O que diferencia a plataforma Moodle, ao contrário de outras plataformas, que ignoram quase todos os feedbacks de usuário e resolvem problemas que nem existem, a equipe de desenvolvimento do LMS Moodle não apenas atende às diversas associações de usuário, ainda faz pesquisas, para compreender e priorizar as atualizações.

As modificações feitas foram pensadas nas principais dificuldades e problemas que os educadores e alunos vinham enfrentando, com um enfoque interessante em design e UX, tornando essa plataforma ainda mais amigável!

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

O chefe do Moodle LMS, Sander Bangma, explica: “O Moodle 4.0 é dedicado à uma comunidade global de educadores, desenvolvedores, administradores, parceiros e alunos do Moodle, que contribuíram para a evolução da plataforma.

Nossa missão é capacitar educadores para melhorar o mundo. Como uma plataforma de código aberto, nossa comunidade é um dos nossos maiores pontos fortes e agradecemos a eles por suas contribuições nos últimos 20 anos. Ao longo desse tempo, vimos mais de 130.000 contribuições para a base de código do Moodle, de 897 desenvolvedores em 58 países. Obrigado a todos!”

E conclui: "No centro do nosso processo estavam nossos usuários e a comunidade Moodle, com quem nos envolvemos durante toda a jornada deste lançamento. Garantimos que, se você usa o Moodle há dez anos ou dez minutos, abordamos os pontos mais críticos, mas de uma maneira que garantisse que os usuários atuais não precisassem reaprender todo o processo. ” Fonte: Moodle.org

Quais são as principais mudanças nesta nova versão?

Facilidades em matéria de design/UX: muito do Design e da UX do Moodle foi repensado para tornar a plataforma mais amigável, especialmente usuário não programador. Modificar e inserir conteúdos e aulas está mais fácil e prático nesta nova versão.

Conteúdos mais responsivos: criar um conteúdo responsivo sempre foi uma reclamação da comunidade, pois cada vez mais pessoas consomem cursos por seus smartphones. O Moodle 4.0 traz seu conteúdo

Novos menus retráteis nos cursos: Uma melhoria considerável 4.0 é a adição destes novos menus. Eles vão facilitar tanto a organização do curso do professor quanto a pesquisa do aluno. Além disso, uma página nova chamada Meus Cursos foi criada. Esta página tem como principal objetivo permitir que tanto alunos quanto professores sejam capazes de encontrar todos os cursos nos quais estão envolvidos de forma muito mais ágil e simples.

Acréscimo da Big Blue Button como ferramenta incorporada ao lms Moodle: É isso mesmo! A ferramenta Open Source de conferência e aulas digitais faz parte agora dos recursos que você terá na plataforma Moodle sem nenhuma instalação adicional.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Você conta ainda com outros recursos como whiteboard para múltiplos usuários, salas de discussão, emojis, sessões de 60 minutos com até 25 usuários, moderador de webcam e gravações sem possibilidade de download por até 7 dias.
A acessibilidade é outro aspecto fundamental para a plataforma Moodle, e assim como em todas as suas versões anteriores, ele será auditado por especialistas para verificar o máximo de acessibilidade possível!

Outras novidades incluem alertas, a inclusão dentro do próprio LMS do Report Builder e tours completos para todas as possibilidades da ferramenta, tanto para novatos quanto para quem já usa o LMS, mas ainda não tinha feito a mudança para a versão 4.0.

Para saber como atualizar sua plataforma Moodle, já temos dois vídeos no Canal que podem ajudar:

Atualizei minha plataforma Moodle para a 4.0. Mas e os plugins? > https://youtu.be/FGNIBmAg7ss

Veja como atualizar o LMS Moodle para a Versão 4.0 > https://youtu.be/GQ40SIu0iz8

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Aproveite!

SERVIDORES ESPECIALIZADOS EM EAD

LOJA VITUAL COMPLETA PARA SEUS CURSOS ONLINE

CURSOS SOBRE A PLATAFORMA MOODLE E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

____________

Saiba mais sobre o EAD, desde customização, inscrição de alunos, criação de cursos à gamificação! 

https://aulaoead.com.br/links/

Facebook: https://www.facebook.com/madri.lab.ead

Youtube: https://www.youtube.com/@madrilab>

Instagram: https://www.instagram.com/madri.lab.ead/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/madrilab

Blog: https://www.noticiasead.com.br

Obrigado,
Marcelo Claro