fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Como atualizar o moodle Versões 1.x.x

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Atualizar o moodle assim como qualquer outro site que tenhamos que mexer com banco de dados e grande quantidade de informações é necessário muitos cuidados, pois algo errado pode colocar tudo a perder, portanto irei mostrar aqui como fazer essa atualização, mas que fique claro que é por sua conta e risco.

Bom vamos lá, mãos a massa.

Primeiramente temos que fazer backup do Banco de dados, normalmente seu servidor disponibiliza uma ferramenta no painel de controle onde é possível fazer este backup com extensão .sql (acho a forma mais segura), porém se você não tem acesso ao Cpanel do seu host, poderá fazer isso pelo próprio moodle através do exportar na interface do moodle, Esta interface de administração pode baixada em http://download.moodle.org/modules/integrations.php. Trata-se de uma integração do PHPMyAdmin com o sistema de administração do Moodle.

Eu costumo é aconselho que você faça também copia da pasta moodle para o seu computador, é um pouco demorado mas acredite vale a pena, mas caso não queira é necessário que faça de algumas pastas ao menos.

Então, faça backup do diretório dos códigos do moodle, assim se algo der errado você tem como voltar com a instalação antiga sem perdas.

Faça copia do diretório de dados (moodledata) fica fora da pasta moodle, esse é o local onde são carregados os arquivos dos recursos e dos estudantes.

E finalmente do seu banco de dados como citei no inicio do tutorial.

Tudo preparado vamos agora a instalação do novo moodle, para isso é necessário acesso FTP eu uso filezilla, mas fica a seu critério.

Renomeie a sua pasta moodle para qualquer outro nome somente para tirar ele do caminho, não tente subscreve-lo isso pode dar erros, deixe ele quietinho lá com outro nome, com a nova versão do moodle baixada descompacte e envie para o root onde estava o moodle velho.

Depois do novo moodle enviado, substitua seu arquivo config.php, temas e plugins pois é bem provável que vc instalou algum tema e ou plugin que queira continuar utilizando.

cp moodle.backup/config.php moodle
cp -pr moodle.backup/theme/mytheme moodle/theme/mytheme

Finalizando a atualização

O último passo é acionar o processo de atualização dentro do Moodle, fazendo o primeiro acesso ao sistema.

Para isso basta visitar a página do seu administrador de instalação, por exemplo, http://seuendereco.com/moodle/admin ou http://seuendereco.com.br/admin.

Não importa se você está registrado como administrador ou não. Se você está atualizando a partir de versões mais antigas você, não seria capaz mesmo de logar antes de executar as atualizações.

Moodle detecta automaticamente a nova versão e executar todas as atualizações de dados ou arquivos que forem necessárias. Se houver qualquer coisa que o sistema não consiga fazer (o que é muito raro), em seguida, você verá as mensagens dizendo o que você precisa fazer para cada erro.

Supondo que tudo corra bem (sem mensagens de erro), então você pode começar a utilizar a sua nova versão do Moodle, divertindo-se com os novos recursos!

Observe que, se você estiver executando o Moodle em larga escala (por exemplo, com mais de 10.000 cursos e 40.000 usuários), certifique-se de que você fez o seu próprio teste de perfil de desempenho antes de atualizar o Moodle, como ainda existem poucas pendentes a serem resolvidas sobre desempenho do Moodle para instalações de grande escala.