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19
Sex, Abr

Como Colocar um chat de atendimento em seu Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
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O LiveZilla é um sistema de chat e suporte online gratuito que pode ser instalado em seu Moodle ou em seu site.

Aqui neste tutorial irei mostrar como instalar o livezilla no Moodle, o processo é bem semelhante para qualquer site ou blog.

A instalação é rápida e requer atenção,  você irá precisar de alguns dados para realizar a instalação, são eles:

  • Nome de usuário e senha FTP;
  • Nome de usuário e senha Banco de dados;
  • Livezilla Full – baixar aqui

Inicio.

Execute a instalação do livezilla, instale os dois pacotes “Cliente”  e  “Administrador” , ambos serão instalados em seu computador.

Inicie o programa LiveZilla Server Admin a partir do ‘Iniciar” “Programas”.

Iniciaremos agora a instalação do programa em seu Moodle.

 

Selecione a opção “Create a new LiveZilla Server” e clique no botão “Next”. (ver imagem)

 

livezilla2

Clique em “Next”

No próximo passo irá pedir para você criar uma conta administrativa do LiveZilla. Informe um login, email e uma senha, e anote estas informações, pois elas serão necessárias para que você possa utilizar o LiveZilla após concluir a instalação.

Clique no botão “Next”, crie um grupo de suporte.

Você poderá ter um ou vários atendentes de suporte separados ou não em em grupos, e cada grupo terá configurações e recursos próprios dentro do LiveZilla. Crie os nomes que quiser, como “Suporte Técnico”, “Secretária, Diretoria”, etc.

No próximo passo escolha a opção FTP Upload para enviar os arquivos do “Servidor” do LiveZilla para o seu Moodle.

livezilla3


Informe os dados FTP do seu Moodle

  1. Login e Senha,
  2. Porta - deixa como está
  3. Host – coloque o endereço FTP
  4. Folder – Aqui será o endereço onde ficará seu chat instalado, faça exatamente como está na imagem, porém você poderá mudar o nome “Livezilla” se desejar para qualquer outro nome, por exemplo (Chat, Canal_de_atendimento) etc.

 

Agora clique em “Start”

Obs.: caso apresente erros no envio, tique a opção “Passive”

livezilla4

 

Se as informações para a conexão foram informadas corretamente, o programa  vai iniciar  a transferência dos arquivos para o seu Moodle.

livezilla5

Após alguns minutos enviado os arquivos, abriará a nova janela de teste do servidor,

 

Antes de iniciar o teste troque algumas informações como:

Substitua o endereço de FTP do seu site pelo endereço Web (ver imagem)  verifique se o endereço está desta forma – www.seusite.com.br/livezilla (ou o nome que vc escolheu anteriormente, chat, canal_de_atendimento, etc).

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Clique em “Server Test”, e depois em  “Test”. Se tudo ocorrer bem você verá uma mensagem e dois ícones verdes mostrando que o teste foi completado com sucesso.

livezilla7


Após efetuado o teste com sucesso, feche a janela e clique então no botão “Next” e “Finish” para finalizar a instalação.

 

Clique em  “Open LiveZilla Server Page” na última janela do programa de instalação para abrir seu navegador Web na página do “Servidor” LiveZilla instalado no seu Moodle.

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Caso esteja tudo funcionando você verá a janela abaixo.

livezilla9

 

O próximo passo é colocar  o código do LiveZilla nas páginas do seu Moodle. Este código é que vai mostrar o banner ou botão de acesso ao chat para os seus visitantes, e que vai mostrar se o seu atendimento está online e disponível para chat ou não.

Para gerar este código selecione a opção “Link Generator / Script Generator” no LiveZilla Server Admin no seu computador.

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Clique em  “Next”, selecione o perfil do servidor que acabamos de criar.

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Clique em  “Next” para ir à próxima janela faça login com o seu usuário e senha do LiveZilla.

livezilla12

 

Após a conclusão você verá a janela Link Generator, onde poderá configurar muitas oções do código de integração e da aparência da janela de Chat do seu site.

 

No grupo Website Links você irá configurar o código de integração que será incluído nas páginas do seu site.

 

No grupo Email Links você irá configurar  o código de integração que você poderá inserir nas suas mensagens de Email feitas em código HTML (sim, é possível iniciar o chat de suporte até de mensagens de email!).

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Vocês poderão optar entre as opções Graphic Chat Button (que irá criar um botão gráfico no seu site para a ativação do chat), Text Link (que irá gerar somente um link de texto para a ativação do chat) ou Visitor Monitoring (que irá gerar um código que vai monitorar visitantes, mas não vai mostrar nenhum modo para ele iniciar o chat, que só poderá ser iniciado por você).

Clique no botão “Copy to Clipboard” para copiar o codig  HTML de integração que você deverá inserir na  página inicial do Moodle.

Para inserir no Moodle basta abrir um bloco lateral do tipo “Bloco HTML” e colar o código copiado no passo anterior.

Abra o LiveZilla Client no seu computador para começar a monitorar os visitantes do seu site e a atender os chats.

Abra a interface do LiveZilla Client clicando no ícone de acesso que ficará minimizado próximo ao relógio do seu Windows, e então faça o login para começar a atender os chats do seu site.