fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Ferramentas disponíveis no Moodle 2.7

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Moodle é um software que possui muito recursos nativos que certamente tornarão seu conteúdo mais atrativo para o aluno, no entanto é comum vermos instituições fazendo pouco uso delas.

Em um estudo de caso realizando em um ambiente Moodle com mais de 200 cursos, feito por mim em uma instituição renomada, pude perceber que os conteúdistas e/ou professores, utilizam em média 3 ferramentas, de todas disponíveis no Moodle, são elas o Fórum, questionário e arquivo, plubicarei os dados assim que finalizados e claro se autoriazdo pela instituição.

O Estudo ainda não foi finalizado, mas pelo que pude perceber o não uso de outras ferramentas parece estar diretamente ligado à falta de conhecimento técnico quanto ao seu uso, ou mesmo da sua existência. Certamente uma capacitação desses profissionais trariam grandes resultados, no entanto, essa capacitação não poderia ser somente técnica, deve-se se pensar no uso da ferramenta de forma pedagógica.

A seguir listo as principais ferramentas do Moodle e uma breve descrição de cada uma delas, em alguns casos temos artigos mais completos, dos quais farei links para que possa explorar um pouco mais o seu uso.

Obs. as ferramentas aqui listadas são nativas a instalação padrão Moodle, há outras extensões que poderão ser instaladas separadamente.

Podemos dividir as ferramentas em dois tipos, Recursos e Atividades.


As Atividades são ferramentas destinadas à avaliação e comunicação, dentre as nativas no sistema, abaixo a descrição pedagógica de cada uma delas:

- Pesquisa de avaliação
Instrumento de pesquisa usado para recolher dados dos alunos, as perguntas já são pré-preenchidas pelo sistema Moodle

- Chat
O Chat é uma ferramenta síncrona que permite a realização de discussão textual via web. Guarda histórico de mensagens para consulta futura.

- Base de dados (Galeria)
A ferramenta comporta imagens, arquivos de texto, vídeos, áudio etc, que podem ser enviados pelos alunos para que fique disponível a todos.
É possível fazer comentários nos arquivos enviados e dar notas. O professor pode configurar para aguardar sua moderação antes de ficar disponível a todos.

- Fórum
É uma ferramenta assíncrona e permite discussão entre todos os participantes do curso. Têm diferentes tipos de configurações, por exemplo, permitir que o aluno crie tópicos de discussão ou não. É possível configurar avaliação de cada mensagem. Anexos podem ser incluídos. E os participantes do fórum têm a opção de receber cópias das novas mensagens via email, quando assinantes. A eficácia desta ferramenta está na mediação do professor, quanto maior a sua interação maior será a participação dos alunos.

- Glossário
Esta atividade permite aos participantes visualizarem e inserirem termos e suas definições, assim como um dicionário. Permite comentário. E é possível criar, automaticamente, links para os termos aqui alocados em todas as partes do curso.

- Diário
Pode ser utilizada como uma atividade de reflexão orientada por um professor moderador. As anotações são pessoais e não podem ser vista pelos outros participantes, apenas pelo professor, este consegue adicionar comentários de feedback e dar notas.

Esta atividade tem característica de um acompanhamento constante no processo de aprendizagem do aluno.

 - Lição
É uma ferramenta que permite a inserção de conteúdo mesclado com questões. Pode ser configurado para que, dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ele seja direcionado para determinado conteúdo. A navegação pela lição pode ser direta ou complexa, dependendo amplamente da estrutura do material a ser apresentado.

- Questionário
É um recurso de composição de questões com respostas pré-determinadas. Permite que as questões sejam arquivadas por categorias em uma base de dados e assim reutilizadas em outros cursos. É possível configurar período de disponibilização, feedback automático, notas, entre outras configurações.

Alguns tipos de questões: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, associação, etc.

- Tarefa
Consiste em entrega de atividades através de arquivo externo que pode ser visualizado apenas pelo professor. É possível que o professor troque arquivos com o aluno e dê notas pela atividade desenvolvida.

- Wiki
Wiki é uma coleção de documentos criados de forma coletiva. É iniciado a partir de uma primeira página e pode ser linkado a outras páginas com conteúdo. Qualquer participante do curso pode desenvolver o conteúdo, sendo assim é considerada uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo.


Os Recursos têm a função de fornecer base para o conteúdo que o aluno irá receber e estão divididos em:

- Pesquisa de Opinião (Escolha)
Esta ferramenta permite que o professor elabore perguntas com diversas opções para mensurar as opiniões dos alunos e a partir delas tomar decisões conhecendo a preferência da maioria.
Pode ser utilizado como pesquisas de opinião rápida, estímulo à reflexão sobre um tópico, escolha entre sugestões dadas para a solução de um problema, entre outras. Por exemplo: ao agendar um chat, antes, fazer uma pesquisa de opinião para saber o melhor dia e horário para os alunos.

- Diretório de arquivos (Pasta)
Permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso

- Rótulos para organização
Área normalmente usada para descrever um tópico, separar tipos de conteúdo etc.. (Aceita edição em HTML)

- Arquivo
Permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Anexar um arquivo (Doc, PPT, TXT, PDF entre outros formatos)

- URLColocar um endereço para outro site, imagem, blog, vídeo etc

- Livro
Permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e sub-capítulos. 

- Página de web
Permite criar uma página web ou de texto