fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Inscrição de aluno

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Moodle aceita basicamente dois tipos de inscrição de alunos:

  • O próprio usuário se cadastro

Vantagens:

Ele mesmo faz seu cadastro, cria a sua senha, se inscreve em seu curso.

Desvantagens:

Na primeira vez que ele acessa ao curso, ele precisa de uma senha que é configurada na criação do curso pelo administrador, muitas vezes ele não tem essa senha, é preciso que o próprio professor no primeiro contato dê essa senha a ele. A senha funciona para não permitir a entrada de visitantes no ambiente, serve para proteger o conteúdo de usuários alheios.

  • O administrador do ambiente moodle faz o cadastro da lista de alunos
     

    Vantagens:

    O aluno entra no moodle já com o seu curso definido e uma senha padrão. Ele precisa ser informado sobre isso antes por email, por exemplo. Ele não precisa da senha de primeiro acesso ao ambiente, o acesso ao curso é totalmente restrito. A senha configurada para impedir acesso de estranhos, fica totalmente oculta mesmo para os alunos do curso.

    Desvantagens:

    É preciso que o administrador faça esse trabalho de recebimento de lista de alunos em determinados cursos, cadastre os alunos e envie informações de acesso ao aluno através de email. Usado mais para cursos totalmente a distância, restringe bastante o acesso a apenas alunos. 

    Será necessário analisar qual medida será melhor aproveitada no curso de vocês. Todos os cursos em que monitorei em ead eu (monitora do suporte técnico na ocasião) configurava um email para ser enviado aos alunos com todas as instruções de acesso, evitando assim que ele se “perca” no meio do caminho ao fazer seu próprio cadastro ou que ele consiga dar essa senha a amigos ou familiares. Porém é possível que essa senha seja modificada depois do fechamento do curso. E os professores teriam que ter uma orientação a sempre ficarem atentos aos participantes do curso para que não tenha ninguém de fora. Mas se o material do curso puder ser acessado por outras pessoas que não fazem o curso, não há com o que se preocupar. Assim, é preciso deixar claro as regras do curso e a melhor forma de preservar ou não o conteúdo do curso.