fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Instalando o Moodle local

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Há um bom tempo atrás, em um dos primeiros post aqui no Moodle Livre ensinamos “Como instalar o Moodle passo a passo”, mas neste caso em um servidor de hospedagem. E hoje é um dos posts mais visitados.

Hoje irei explicar como instalar o Moodle localmente. A instalação é bem semelhante à instalação em um servidor na internet, o que difere é o fato de que em nosso computador não há um “interpretador” de PHP, mysql etc, porém temos que instalar algo a mais para que tudo funcione perfeitamente como em um servidor.

Para isso iniciaremos instalando o XAMPP (Para baixar: http://www.apachefriends.org/en/xampp.html), pois sem o uso dele não será possível rodar o moodle localmente, há outros programas semelhantes, mas eu uso este.

Baixe no link acima e instale.

O XAMPP vai instalar o PHP + MYSQL + PHPMYADMIN A instalação é simples e só ir seguindo passo a passo até o fim, após o termino da instalação dê dois clique no ícone que ele criou na área de trabalho e dê um Start em PHP e em MYSQL Agora você apenas tem que configurar sua senha do MYSQL. 

Digite em seu navegador http://localhost/xampp lá você vai ter no menu à esquerda acesso as configurações do MYSQL do PHPMYADMIN entre outras ferramentas, onde você terá que definir a senha do MYSQL.

Depois de definir a senha clique em PHPMYADMIN para criar um Banco de Dados para o Moodle. (Aqui você vai dar o nome do banco de dados, anote).

Agora vamos a instalação do Moodle.

Baixe o Moodle no site oficial e descompacte- o para uma pasta de sua preferência.

Copie a pasta já descompactada e cole dentro da pasta httdocs do seu XAMPP, normalmente ela se encontra em c:/apachefriends/xampp/httdocs, mas essa pasta pode estar em outro diretório, isso vai depender de onde você instalou ela.

Depois acesse esse endereço no seu navegador http://localhost/*nomedapastamoodle

Onde *nomedapastamoodle é o nome da pasta que você criou no httdocs. Daqui pra frente a instalação é semelhante a instalação em um servidor, que você pode acompanhar o passo a passo por aqui.

Obs.: É importante deixar claro que instalando o Moodle localmente, somente você (dono do computador) terá acesso a ele, mas claro, se você estiver em rede poderá compartilhá-lo, mas já é outra história, o objetivo aqui e que você utilize o ambiente para fazer testes de aprendizado.