fbpx

Sidebar

19
Sex, Abr

Níveis de acesso no moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Dentro do moodle é possível criar usuários com maiores ou menores atribuições, ou seja, são diferentes níveis que possibilitam um usuário ter mais áreas acessíveis do que outro. Temos no moodle status de visitante, estudante, moderador, tutor, autor de curso e administrador.

O visitante tem a possibilidade de apenas visualizar o curso e seu conteúdo, ele não pode participar das atividades, se comportando apenas como um observador. Temos que prestar atenção em uma questão que eu enfrentei esses dias. Os cursos do moodle, em suas configurações, têm uma opção que permite o acesso de visitantes ou não, isso elimina a possível senha do curso e não restringe o acesso de ninguém.

Isso pode ser um problema quanto a direitos autorais dos materiais produzidos. A configuração permite escolhermos cadastro de usuários com status de visitante junto com a criação de uma senha. Ao criar uma senha para o visitante restringimos quem está acessando o ambiente, assim não é qualquer pessoa que pode acessar, apenas para quem eu forneci essa senha, ao mesmo tempo esse visitante pode ver o curso sem problemas.

O estudante é quem faz o curso, ele é quem recebe o conteúdo do professor, interage com os colegas, ele envia material, contribui no fórum, vê suas notas, o curso é dado para ele.

O moderador, geralmente é uma função dada à professores colaboradores, ou professores que apenas vão acompanhar o curso, ele nao pode editar nenhum material.

O tutor é quem produz o material e pode acrescentar os conteúdos no ambiente, ele quem molda o ambiente, tem atribuições de criar atividades, recursos, inserir alunos no curso que já estejam cadastrados no moodle, configurar notas e o formato de curso que ele pretende que tenha seu curso. 

Autor de curso, basicamente tem as mesmas funções do professor, ele quem cria o curso por isso o nome diferente. Em um curso a distância é importante os alunos saberem com quem estão lidando, por isso o status, possibilitando que ele saiba quem é professor e quem é aluno.

Administrador é quem tem as atribuições máximas no moodle, ele pode configurar todo o ambiente, tanto a página inicial e as categorias de curso quanto os próprios cursos, ele tem possibilidade também de entrar como professores, alunos, o que é muito utilizado para testes. Geralmente sobre ele que cai a responsabilidade dos problemas que o ambiente venha a ter, ele quem tem atribuição de instalar o moodle, quem tem acesso a senhas de ftp, de banco de dados, e quem pode baixar plugins, temas. Ele tem acesso a todas as areas do ambiente, pode excluir e inserir usuários e dar suas atribuições, pode alterar materiais e organizar o ambiente. Além dessas atribuições é possível também criar novos status e restringir áreas de acesso a eles, como eu disse é muito importante que o aluno veja os usuários e sua status para saberem quem são as pessoas participantes de um curso.