fbpx

Sidebar

23
Ter, Abr

Novidades do Moodle 2.0

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de tanto esperar, o Moodle 2.0 está lançado e com muitas novidades. As promessas foram realizadas, e valeu por esperar. Desta forma, precisamos nos reciclar, não só conhecer mas também nos apropriarmos das novas ferramentas. Muitas coisas mudaram, mas acredito que para melhor. Abaixo listo algumas principais mudanças, eu ainda não testei todas, então se você sabe de mais alguma novidade compartilhe conosco deixando seu comentário.

- Tema

Novos temas para o moodle 2.0 com uma maior facilidade de customização, sem a necessidade de conhecimentos em CSS, PHP ou HTML. É possível configurar o tema para o moodle como um todo, por curso ou para cada usuário.

- Navegação

A navegação ficou mais fácil, menus do tipo accordion (sanfona) ou como eles chamam do tipo docks que ficam comprimidos na lateral do navegador. O "caminho do pão" também ficou mais direto e assim mais fácil voltar até as páginas navegadas anteriormente.

Além de remover e customizar a página com os blocos escolhidos, agora o moodle suporta duas colunas na lateral. Novos blocos foram inseridos também.

- Blocos

- Repositórios virtuais

Essa é uma novidade e tanto nessa nova versão do Moodle 2.0. Agora é possível resgatar arquivos salvos em alguns repositórios virtuais, como o Google Docs, Alfresco, Youtube, Dropbox, Flickr, Box.net, Merlot, Picasa, Amazon S3 e wikimedia.

- Portifólio

Finalmente a tão esperada ferramenta de portifólio está disponível nessa versão, uma ferramenta essencial para a organização pessoal de arquivos e trabalhos.  

- Editor HTML

Quem não tinha problemas com o antigo editor de texto do moodle? Uma versão atualizada foi inserida nessa versão, lá é possível subir vídeos, imagens, áudios, de forma mais rápida.

- Upload de Arquivos

A organização e forma de escolha dos arquivos gravadas no moodle também está mais simples, organizada e mais intuitiva, facilmente é possível escolher os arquivos salvos nos repositórios virtuais também.

- Community

Nessa versão é possível encontrar e disponibilizar em seu servidor cursos públicos na comunidade do Moodle, assim qualquer instituição também pode deixar público seus cursos. Uma novidade bem legal que vem bem ao encontro da filosofia do sistema.

- My home

Anteriormente existia o My Moodle, espaço personalizado para cada estudante, nessa versão o nome muda para My home e a opção é padrão e de fácil acesso.

- Acompanhamento de atividade

Outra novidade é o sistema de acompanhamento de conclusão de atividades nativo, o aluno pode se organizar dando uma atividade como finalizada ou não, assim como é possível que o professor faça esse acompanhamento.

- Atividades Condicionais

Outra novidade tão esperada eram as atividades condicionais, ou seja, a opção de disponibilizar uma atividade somente após o aluno realizar uma atividade anterior considerada essencial para ele prosseguir nos estudos.

- Grupos

A criação de grupos ficou muito mais simples nessa versão, esses podem ser criados para vários cursos e a partir da página geral do moodle.

- Atividades

Novas atividades foram inseridas, como o Workshop e o Quiz, eu particularmente ainda não testei. Também há atualização na Wiki e no Blog.