fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Pedagogia da Autonomia

E-book

Olá pessoal, quem conhece Paulo Freire já deve ter estudado em alguns de seus livros. Um deles é Pedagogia da Autonomia, o qual deixo aqui uma pequena indicação de leitura e uma breve resenha, acredito que ele é livro para "andar embaixo do braço".

Nesta obra,  Freire  se refere que todas da classe pobre têm o direito de sua opinião própria, todos podem estar interagidos a política de seu pais. Aborda também que uma das questões fundamentais para uma mudança é a interação dos educadores com seus educando.

Percebe que Freire em sua obra faz um chamamento para os educadores que tem que haver uma troa de conhecimento com seus educando, para que não fique em um ensinamento “bancário” e sim em suas vivencias em seu cotidiano, pois com isso ele estará se interagindo com sue aluno participando da própria produção do aluno na sua construção de conhecimento.

Percebe-se que exige respeito do educador com a autonomia do seu educando, dependendo de sua faixa etária. Em suas aulas tem que ter participação de ambas as partes, pois com isso haverá uma ação pedagógica de requer mudança, requer coerência entre o “saber-fazer é o saber ser pedagógico, o saber-fazer da auto- reflexão critica e o saber da sabedoria exercitadas”.

Nesta obra percebe que o autor sempre vai resgatar que os educadores sempre tem que haver em suas aulas, suas generosidades, suas criticidades, o respeito a autonomia do ser do educando, o bom senso, humildade, esperança, mudança, curiosidade, ética profissional e outros.

Constata-se que os educadores e educandos têm que em seu decorrer de seus profissionalismos serem críticos e reflexivos para que haja uma mudança democrática em sua sociedade política, para que possa lidar com as diferenças sócias onde estão inseridos com seus princípios, seus valores éticos. Se formos otimistas, esperançosos ousados, haverá uma educação transformadora.