fbpx

Sidebar

03
Sex, Maio

Secretaria discute regulamento do sistema universitário de EaD

Notícias EAD

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba (SETI), sediou nesta quinta-feira (10) reunião para a elaboração do regulamento interno do Sistema Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O programa vai organizar a oferta de educação à distância com a participação de todas as universidades públicas estaduais e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Ao todo são sete universidades públicas: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade do Norte do Paraná (UENP).

A Universidade Virtual vai ampliar a oferta e o acesso à educação superior, o incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a extensão universitária em todas as regiões do Estado. A ação, que já era desenvolvida no Programa de Excelência no Ensino Superior, passou a existir como Sistema UVPR com a assinatura do Decreto 2841/2015, pelo governador Beto Richa, em novembro.

"Em pouco tempo tivemos a assinatura do decreto e elaboração do regimento interno, um avanço grande. E mais do que isso, a forma como o sistema foi criado permite que realmente haja uma parceria efetiva entre todas as universidades estaduais por meio de seus núcleos de ensino a distância", disse a assessora de Planejamento do Ensino Superior da secretaria, Nádina Moreno, que recebeu os responsáveis pelos Núcleos de Educação a Distância (EaD) das universidades e representantes Tecpar.

A minuta do regimento interno foi encaminhada para apreciação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e após aprovação será emitida a Resolução para a regulamentação do Sistema UVPR. Após esta etapa, a Universidade Virtual do Paraná passará a ter estrutura e governança.

Parcerias
Segundo Nádina, com a Universidade Virtual haverá mais independência para atender as demandas da sociedade por novos cursos de tecnólogo, graduação e especialização a distância. "Há várias instituições interessadas em viabilizar financeiramente, com parcerias, a criação de cursos por meio da Universidade Virtual, o que, até o momento, só é possível pela Universidade Aberta do Brasil. Com a regulamentação do regimento interno estas propostas poderão ser apreciadas."

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior na modalidade EaD. É uma iniciativa do governo federal em parcerias com os governos municipais e estaduais.

UEL
Atualmente, através do Núcleo de Educação à Distância da UEL (NEAD), a universidade oferece nove cursos de pós-graduação e a graduação em Pedagogia por meio do ensino à distância.

Fonte: Portal Bonde
Publicado em: 14/12/2015