fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Educação a distância na capacitação de empreendedores

Notícias EAD

Estudos cada vez mais frequentes sobre a Educação a Distância indicam a importância dessa modalidade para a qualificação profissional. Dados do Ministério da Educação (MEC) referentes à credibilidade da EAD em 2010, apontam que um a cada cinco novos alunos que pretendem fazer um curso de graduação prefere a modalidade a distância.

André Pasquini, empreendedor, encontrou a solução na educação a distância para se qualificar.
Os professores do curso de administração do Cesumar, Haroldo Misunaga e Marcelo Filippin, desenvolveram um estudo que trata da profissionalização de micro e pequenos empresários com o uso da metodologia da educação a distância aliada aos recursos da tecnologia da informação disponíveis atualmente. Caracterizado como um ensaio teórico, o artigo apresenta um projeto de capacitação de empreendedores e mostra aspectos importantes no que diz respeito a sustentabilidade do negócio e a sobrevivência do empreendimento.
Uma pesquisa realizada em 2007 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica que 22% das empresas acabam encerrando suas atividades antes de completarem dois anos de vida. Os professores ressaltam que essa taxa de mortalidade acontece muitas vezes por dificuldades relacionadas à área de atuação e pela falta de orientação sobre a gestão do negócio.
Segundo o professor Misunaga, a educação a distância é a "saída" para qualificar empreendedores. Muitos destes atuam distantes dos grandes centros, em locais onde as possibilidades de capacitação são menores, ou não têm tempo de frequentar uma faculdade presencial todos os dias. Com a EAD, ele pode estudar na comodidade de sua casa ou escritório, através da internet ou ir até um polo de apoio presencial mais próximo de sua casa. Além da flexibilidade de horários, Misunaga aponta outro aspecto favorável que é a redução nos custos em comparação a um curso presencial.
Aluno do 2º ano do curso de Gestão Comercial na modalidade a distância do Cesumar, André Pasquini é um exemplo de empreendedor que encontrou a solução na educação a distância para se qualificar. Pasquini é contabilista e conta que entrou por acaso no ramo varejista de confecções. Com lojas instalas em shoppings, não podia assumir nenhum outro compromisso durante os dias da semana. Foi quando procurou saber mais sobre a EAD, ingressando em um curso específico de sua área de atuação. "O curso de Gestão Comercial tem me ajudado muito, pois tem mostrado onde estou acertando e onde tenho que melhorar", conclui Pasquini.
José Carlos Bioni, aluno do curso de Agronegócio do Cesumar pretende investir neste ramo, mas quer primeiramente se qualificar antes de se arriscar na atividade e afirma: "quando você se qualifica, a possibilidade do negócio dar certo é muito maior". Atualmente o aluno é dono de uma loja de peças e serviço e pela falta de tempo escolheu a educação a distância para concluir o curso superior.
O trabalho "Empreendedorismo e EaD: ensaio sobre possíveis aspectos para uma proposta de capacitação de empreendedores" foi apresentado na 31º Semana do Administrador da UEM (Universidade Estadual de Maringá) realizada nos dias 12 a 15 de setembro de 2011 e recebeu o prêmio de melhor artigo, na categoria comunicação oral. Foi desenvolvido pelos alunos de mestrado de administração da UEM, Haroldo Misunaga, Marcelo Filipping (professores do Cesumar) e Anderson Miyatake com apoio do professor doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, Álvaro Periotto.

Fonte: cesumar