fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Mobile Learning

Notícias EAD

Vivemos em um Mundo totalmente diferente de algum tempinho atrás, mas pouco tempo mesmo....Vamos pensar!

 A cerca de 20 anos atrás quem iria imaginar que fossemos ter um microcomputador em casa, e cada vez mais micro.

 Se pararmos para pensar no tempo de nossos pais eles diziam que os computadores seriam cada vez maiores, mas hoje em dia, percebemos que eles estão cada vez menores e muito mais portáteis.

 Mas você deve se perguntar: Tudo bem, mas e o que eu tenho com isso? Respondo: com tantos avanços na área tecnológica, temos alguns tipode de inovações que eram muito remoto de ser pensado tempos atrás, como é o caso do Mobile Learning ou M-Learning, a chamada educação móvel.

 O mobile learning é um modelo de educação que nos permite receber conteúdos educacionais via aparelhos portáteis, um deles seria o PDA (Personal Digital Assitent), uma espécie de minicomputador portátil, e os famosos celulares, presentes em nosso cotidiano a todo instante e são cada vez mais portáteis e com potenciais cada dia mais impensáveis de serem usados.

 Mas você já parou para pensar que podemos fazer uso do m-leraning para qualquer disciplina e em qualquer serie educacional, desde o ensino fundamental até o ensino superior? Claro que podemos, precisamos apenas ter em mente nosso público-alvo e que os mesmos tenham acesso a aparelhos que recebam a tecnologia necessária.

 Então, vamos pensar que nosso alunado tem um celular com câmera digital (recurso que acabou se tornando básico nos celulares), nós enquanto professores, podemos solicitar que seja feita uma visita ao museu, por exemplo, e que tirem fotos interessantes, em seguida façam trabalho sobre a tal imagem. Podendo usar o espaço de torpedo do celular, os alunos podem usar a imagem e escrever uma informação sobre a mesma e disparar via SMS para os demais colegas. Isso é uma forma bem simples de se trabalhar com uma tecnologia, em geral, comum a nossos alunos.

 Outra realidade que podemos pensar é a de nossos alunos receberem áudios e vídeos de uma determinada disciplina para que possam realizar suas atividades, tendo assim a essência do m-leraning: qualquer tempo e qualquer lugar. Essas duas possibilidades que acabo de apresentar já são realidade nos países do primeiro mundo.

 Na Grã-Bretanha, alunos recebem informações via m-learning e posteriormente trocam ideia sobre os assuntos que acharam mais interessantes com dos demais colegas e professores. Outro caso interessante é nos Estados Unidos, desde 2000 já há uso do m-learning em algumas localidades, como: Boston, Chicago e Austin que utilizam em aulas como Biologia, Matemática e Química.

 No caso dos Estados Unidos uma das possibilidades que foram criadas para m-learning, foi o envio de infográficos para os alunos da disciplina de Biologia.

 Desta forma, percebemos um estimulo a mais de nossos alunos, afinal para eles a tecnologia é tão presente quanto lápis e um caderno.