fbpx

Sidebar

25
Qui, Abr

Mulheres são maioria na Educação a Distância

Notícias EAD

Divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), o último Censo do Ensino Superior, mostra, mais uma vez, que as mulheres são maioria nessa etapa da educação, principalmente na modalidade a distância.

De acordo com o documento, elas representam cerca de 55% dos alunos na modalidade presencial e mais de 69% na Educação a Distância. Entre os concluintes dos cursos, as mulheres também são maioria: 58,8% em cursos presenciais e 76,2% a distância.

A EaD, como também é conhecida esta modalidade, apresenta ainda mais uma particularidade: as mulheres iniciam os cursos mais tarde, por volta dos 28 anos e o tipo de curso preferido é a licenciatura. São mulheres que buscam tardiamente uma graduação devido a diversos motivos, como dificuldades financeiras (nessa idade, elas já têm uma estabilidade maior que lhes permite investir nos estudos) ou questões familiares (são mães que deixaram os estudos para cuidar de seus filhos e, após o crescimento deles, podem se dedicar ao sonho de continuar de onde pararam).

De acordo com o diretor executivo das Faculdades FAEL, Mauricio Nunes, a presença da mulher entre os alunos da instituição é fortemente notada tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância, seja em cursos de Graduação ou Pós-Graduação. Quanto à Educação a Distância, é possível afirmar que o crescimento da modalidade no país, associado à maior participação da mulher na sociedade, se manifesta na maior expressão da mulher no ensino superior.

“O resultado da pesquisa demonstra que a mulher, cada vez mais, busca a consolidação do seu espaço no mercado de trabalho, competindo em caráter de igualdade com os homens”, afirma Nunes. Segundo ele, especificamente sobre a presença da mulher  na Educação a Distância, a flexibilidade de horário de estudo, a capilaridade e o alcance dessa modalidade de ensino superior são, sem dúvida, fatores que atraem o interesse de todos. “Sobretudo da mulher, que normalmente exerce dupla jornada. Além de atividade profissional exercida em empresa, com carga horária equivalente ao homem, também têm especial zelo pela família”, completa o diretor.

Uma das graduações mais procuradas por essas mulheres é a Pedagogia, curso ofertado pela própria FAEL em todos os estados brasileiros. “A Pedagogia acaba aproximando o sonho da graduação com uma situação que a mulher conhece muito bem: a proximidade com as crianças, já que, em sua grande maioria, são mães e, mesmo que ainda não sejam, têm a maternidade aflorada”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da FAEL, Ana Cristina Pienta. Portanto, a Educação a Distância tem proporcionado uma oportunidade a essas mulheres, que lutam para educar seus filhos e ainda têm disposição para acompanhar o desenvolvimento de outras crianças.

Fonte: acritica.net