fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Qual o melhor servidor Moodle?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Recomendar um servidor Moodle é como recomendar um pedreiro para uma reforma, o mesmo pedreiro pode ser ótimo para uns e não tão bom para outros.

Claro que ao indicar um servidor Moodle eu puxaria sardinha para a empresa Madri Produções parceira Moodle Livre, mas serei parcial e não irei indicar nenhuma, apenas orientar como escolher baseado em minha experiência.

servidor load1

    • Prefira servidores menores, servidores de grande porte como localweb são feitos para a grande massa e não estão preparados para trabalhar com uma única plataforma, como por exemplo, o Moodle, além de não darem nenhum tipo de suporte a esta ferramenta. Sem contar o fato de que, se houver a necessidade de atualizar alguma extensão, do PHP (por exemplo), eles dificilmente farão, pois poderá prejudicar outros usuários, que não utilizam Moodle.
    • Contrate servidores específicos para Moodle, além de serem preparados para tal, possuem profissionais da área que certamente poderão te socorrer em momentos difíceis.
    • O servidor tem que ter suporte a Moodle, mesmo que não esteja contemplado em seu plano (escolhido), como disse em momento de sufoco, você terá a quem socorrer mesmo se tiver que pagar por isso.
    • Veja se a versão instalada e a mais atual estável.
    • Procure pelo nome da empresa no Google antes de contratar, para ver se não há reclamações.

  • Acredite, não existem milagres, servidor é uma máquina e pode sim dar problemas, você corre grande risco de perder seus dados ou parte deles, por isso prefira servidores com painel administrativo onde você possa fazer seus próprios backups. Há muitos servidores que cobram para liberar essa ferramenta, fique atento.
  • Prefira o painel administrativo CPanel, servidores como Locaweb, Kinghost entre outros possuem painel customizado, eles limitam suas ações, o cpanel quando liberado é certamente o melhor e mais completo. Também tem o fato de que você pode não gostar do servidor e querer migrar seu Moodle para outro, o Cpanel vai facilitar a sua vida, a maioria dos servidores que possuem o Cpanel, transferem o seu Moodle gratuitamente e sem nenhuma dor de cabeça.