"Apoio ao projeto e ao aluno" é umas das melhores práticas em e-learning classificadas pela Revista E-learning Brasil em um de seus prêmios. Em um curso a distância, um fator de grande desistência é a sensação de estar aprendendo sozinho. Segue o texto publicado na Revista E-learning Brasil
Um dos grandes riscos para o sucesso de uma implementação de e-Learning é a sensação de solidão do público alvo, principalmente quando esse público está sendo exposto a uma nova modalidade de aprendizado nunca utilizada anteriormente.
Sabemos que o ser humano pode apresentar posturas reativas quando defronta com situações de mudança. Através de elementos de apoio, as atitudes reativas são minimizadas, facilitando a transição para o novo cenário.
No e-Learning não é diferente. É comum que nas fases iniciais do processo de oferta de cursos on-line, alunos e usuários apresentem “reações” adversas. Pela experiência das empresas avaliadas, a solidão é apontada como um dos fatores mais preocupantes.
Estruturas de assistência e monitoria ajudam a estabelecer um canal de relacionamento e apoio aos usuários, representando uma forma direta de encorajá-los no processo de aprendizagem. Além disso, esse procedimento também minimiza a probabilidade de desistência e evasão dos alunos nos cursos em realização.
Através da figura do monitor ou tutor é possível sensibilizar o público final sobre a importância do novo modelo e benefícios diretos que podem ser obtidos pelo aluno, estimulando o uso contínuo da solução.
Acredito que um dos fatores que vai fazer com que o aluno sinta segurança total em trocar o ensino tradicional pelo a distância será o sentimento de proximidade do professor/tutor e dos colegas. Por isso em um de meus trabalhos estudei o m-learning, aprendizagem com ajuda dos dispositivos móveis.
Porque não utilizar esses aparelhos que cada vez mais estão próximos no dia-a-dia aliado com a educação a distância?
Em breve postarei detalhes de meus estudo.
Aguardem!