fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Como fazer upgrade do Moodle

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Já fizemos alguns artigos mostrando como instalar o Moodle e como atualizar o Moodle da versão 1.9.x para a versão 2.x. No entanto alguns usuários do Moodle Livre têm solicitado instruções de como atualizar o Moodle sendo as versões do mesmo CORE, isto é, atualizar por exemplo, a versão 1.9.0 para a versão 1.9.19+ ou da versão 2.0 para a 2.4.3+. Esse tipo de migração é a mais simples de ser realizada, mas devemos nos atentar a alguns pontos.

moodle5

1 – Sempre faça backup do seu Moodle, o ideal é ter um full backup, não tendo este privilégio em seu servidor faça um backup dos cursos, o próprio Moodle oferece essa ferramenta.

2 – Este tutorial é apenas para atualização da mesma da família (versionamento), não faça isso, por exemplo, do Moodle 1.9.19 para o Moodle 2.1, pois não irá funcionar.

3 – Caso você tenha instalado plug-ins ou temas de terceiros certifique-se que funcionará em sua nova versão, caso contrário, desinstale antes de atualizar.

Com as devidas precauções tomadas vamos ao upgrade.

Obs. Coloque seu Moodle em modo de manutenção, para não haver acessos externos, este passo é muito importante, no menu administrativo tem um campo de busca digite “Manutenção” do lado direito irá aparecer a opção “Modo de manutenção” habilite.

1 – Baixe a versão do Moodle que irá atualizar, sempre faça o download do repositório oficial www.moodle.org/downloads

2 – Descompacte o pacote baixado.

3 – Faça acesso FTP em sua conta, saiba como aqui.

4 – Baixe o arquivo “config.php” para o seu computador (guarde-o).

5 – Envie os arquivos para o seu servidor, de forma que substitua seus arquivos, você será informado se deseja subscrever os arquivos, responda “sim para todos” .

6 – Envie de volta o arquivo (passo 4).

7 – Faça login em seu Moodle como administrador e clique em “Avisos”, será dado o aviso de atualização das tabelas, concorde.

8 – Moodle atualizado.

Abraço