fbpx

Sidebar

10
Sex, Maio

Era pós-PC, será?

Tutoriais e Dicas para o software Moodle
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Penso que hoje seja um bom dia para falarmos sobre a tal era pós-PC, visto que no último dia 07/03 houve o lançamento do novo iPad, e me fez lembrar o dia em que Steve Jobs propagava a “revolução pós-PC” como sendo a bola da vez, em que os PC não é mais o centro das atenções digitais e que um tablet poderia ser o ponta pé inicial para esta nova trajetória tecnologia.

Essa nova era pós-PC sé deu devido a possível substituição do computador tradicional por dispositivos móveis como o tablet e smartphones, em nossos “antigos” desktop e notebooks seriam cada vez mais menos relevantes quanto a questão de seus uso, por possuírem recursos mais complexos do que os tablete por exemplo, em que seus usuários acabam fazendo uso de funções mais básicas, como editor de texto, internet, ouvir música, acessar e-mails.

Acredito que o fato da mobilidade acaba sendo o fator primordial para a grande aceitação dos tablets e smartphone e acabarem possivelmente tomando lugar do bom e velho PC, posso ser leviana mas, por experiência própria tenho que dar o braço a torcer e me render a propagação de Jobs, e dizer que realmente estamos cada vez mais vivendo a revolução pós-PC.

Pare e pense um pouco comigo! Olhe ao seu redor, nas ruas, no ônibus, no metrô, no bar, no shopping, no restaurante, enfim hoje respiramos mobilidade, nós grandes centros vemos isso com maior nitidez, no sufoco do dia a dia é comum empresários estarem em seus carros respondendo a e-mails, em seu smartphone ou em um tablet. É normal e já corriqueiro existir faculdade que oferecem como “kit básico” no ato da matricula a entrega de todo o material didático do aluno no tablet.

Mas ao mesmo tempo em que vejo um grande avanço quanto a aceitação e uso dos dispositivos móveis, penso que o PC ainda é imprescindível para alguma mão-de-obra, como é o caso de empresas que trabalham com computação gráfica, a precisão realizada me um PC nem se compara com a que se pode fazer com um tablet, além de tudo os software são bem mais complexo, como já havia mencionado anteriormente.
Algumas pessoas questionam quanto ao formato de leitura, que no PC é muito mais simples, enquanto que no tablet ou no smartphone é mais complexo, mas não penso bem assim, levanto a bandeira de que é possível sim realizar a leitura em um dispositivo móvel sim, eu tenho 2 tipos de dispositivo móvel e consigo realizar a leitura em ambos, o que pode ocorrer é o cansaço mas isso irá acontecer tanto em um tablet como em um tela pequena de um smartphone, por isso pensarmos na adequação do conteúdo para esse tipo de formato.

Uma coisa é certa se o PC irá sumir ou apenas adormecer e dar lugar aos poucos aos dispositivos móveis, isso só o tempo que sempre é amigo de todos irá dizer, mas o que podemos fazer é prezar pela qualidade do material a ser disponibilizado me cada um desses aparatos tecnológicos, bem como para o melhor desempenho de um dispositivo móvel pensar em uma boa melhoria no campo da internet que até hoje ainda há muito a ser feito.