fbpx

Sidebar

Redes sociais aplicadas na Educação

Vídeos

Há alguns dias atrás fiz um post analisando a relação entre AVAs e as redes sociais (Avas e Redes Socias – A “humanização do ambiente”.), claro que em uma visão bem pessoal, embora acredite e aposte nesse caminho, em alguns lugares ainda vejo certa resistência.

Porém li uma notícia que vai de encontro ao meu ponto de vista, trata-se de um congresso "Redes sociais aplicadas na Educação" . O evento que acontecerá em 25 de março de 2011 na Anhembi Morumbi, terá, segundo os organizadores, apresentações ao vivo, das várias formas de utilização da Redes Sociais pelo mundo e a implantação paralela na internet. Haverá uma infraestrutura rica em recursos multimídia e de interatividade. O congresso será fechado com o lançamento de um livro, onde todos os palestrantes terão um capítulo no livro do evento.

O vídeo abaixo foi feito pelos organizadores a fim de divulgar o evento.

 

Serão palestrantes, todos bem conhecidos na EAD e com uma visão bem atual.

PROGRAMAÇÃO

OBS: A programação dos palestrantes poderá sofrer ajustes ou alterações sem prévio aviso.


8h00 - 8h30 -  Welcome Coffee.
8h30 - 8H45 - Cerimônia de abertura.
8h45 - 9h30- Palestra: Martha Gabriel: “As Redes Sociais e o Impacto na Educação”.

Resumo:
Oito em cada dez brasileiros usam sites de redes sociais, e tanto no Brasil quanto no mundo a penetração aumenta ano a ano. Plataformas de redes sociais (como o Twitter, Facebook e LinkedIn) e de compartilhamento de conteúdos (como Youtube e Slideshare) têm crescido vertiginosamente e modificado o modo como as pessoas se comportam, interagem e aprendem. A palestra apresenta os principais conceitos e a importância das redes sociais digitais online, discutindo, na sequência, as oportunidades e ameaças que elas trazem na educação.

9h30 - 9h45 - espaço para perguntas
9h45 - 10h30 - Palestra: Profº Carlos Valente: Por que Redes Sociais na Educação?

Resumo:
É possível aplicar Redes Sociais na Educação? O perfil da nova geração e do novo educador frente a revolução das tecnologias e da Internet. O impacto da WEB 2.0 e da Computação em Nuvem (GOOGLE) na Educação. Um panorama das aplicações internacionais do uso das novas Tecnologias na Educação. O que o pessoal lá fora está fazendo de diferente junto aos alunos? E como será o futuro (próximos dias) em Sala de Aula? O que já se pode fazer para modificar o panorama atual, e produzir diferenciais significativos na Educação.

10h45 – 10h45 – Espaço para perguntas
10h45 – 11h00 – COFFEE-BREAK
11h00 – 11h45 - Palestra Internacional: Diego Leal: “O conectivismo como teoria de aprendizagem emergente”.

Resumo:
O conectivismo é uma teoria da aprendizagem mais adequada à sociedade em rede? Por que? O que diferencia o conectivismo das demais teorias da aprendizagem que têm servido de base para experiências educativas? Qual o “estado da arte” do desenvolvimento da teoria conectivista da aprendizagem?

11h45 – 12h00 – Espaço para perguntas
12h00 – 13h00 – Almoço (horário livre)
13h00 – 13h45 - Palestra: Profº João Mattar: Redes Sociais na Educação à Distância.

 

Resumo:
A incorporação cada vez mais intensa de redes sociais à educação desafia vários axiomas da Educação a Distância (EaD). A equação “Conteudista + Designer Instrucional + Tutor”, marca de maioria dos modelos de EaD adotados em nosso país, mostra-se cada vez mais inadequada para educar uma geração que cresce, convive, comunica-se, estuda e trabalha em rede. Este cenário disruptivo exige um design educacional, baseado em teorias como construtivismo e conectivismo, e não mais um design instrucional, baseado no behaviorismo e orientado principalmente a objetivos de aprendizagem e produção de conteúdo. Nem os objetivos, nem o design, nem as ferramentas, nem o caminho, nem os critérios de avaliação devem ser pré-definidos, mas construídos colaborativamente durante o processo de aprendizagem. A própria noção de conteúdo, âncora da maioria dos modelos de EaD, se dissolve com a utilização das redes sociais. Numa comunidade de aprendizagem, inclusive a diferença entre professores e alunos se desfaz. Com os PLEs (Personal Learning Environments), faria ainda algum sentido falar de LMS (Learning Management System)? Precisamos urgentemente de designers de aprendizado, arquitetos de interação e especialistas em ambientes colaborativos. O aprendizado em rede nos desafia a formar professores simultaneamente como autores, designers educacionais e tutores, e não des-habilitar as funções de mediação e interação, fragmentando-a em pequenas tarefas distintas e especializadas.

13h45 – 14h00 – Espaço para perguntas
14h00 – 14h45 - Palestra: Profº José Armando Valente: Como integrar as Redes Sociais ao cotidiano educacional?

Resumo:
As redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar. Porém para que essas redes possam ser efetivas do ponto de vista educacional é necessário entender o processo de construção de conhecimento, o papel do mediador e as diferentes funções que as tecnologias podem assumir no auxílio ao aprendiz.

Pensar que uma comunidade de aprendizes possa coletivamente realizar as adequações necessárias para promover a aprendizagem de cada indivíduo, é superestimar a capacidade educacional dessa comunidade. A interação entre os participantes por meio das tecnologias pode facilitar a identificação de pessoas talentosas, que podem assumir, pontualmente ou circunstancialmente, o papel de mediador. Porém, do mesmo modo que um aprendiz depara com limitações no seu processo de construir conhecimento e, nesse caso, necessita do auxílio do mediador, a comunidade pode deparar com a mesma limitação – a partir de um determinado ponto passam a ser cegos conduzindo cegos!

Certamente os meios tecnológicos potencialmente oferecem melhores condições para que o mediador possa interagir com aprendizes e atuarem nas redes sociais. A inovação está justamente no reconhecimento do papel do mediador no processo de construção de conhecimento e na criação de mecanismos para que o mediador ou especialista possa atuar nas redes sociais. Com isso podemos efetivamente entender que essas redes estão integradas ao cotidiano educacional.

14h45 – 15h00 – Espaço para perguntas
15h00 – 15h15 – COFFE-BREAK
15H15 – 16H00 - Palestra: Welder Aguilera: Acessibilidade (ao conhecimento) na era das redes sociais.

Resumo:
O conhecimento moderno se assimila a uma cidade virtual? Como o conhecimento é construído?Para que se consiga, no mundo virtual, navegar nas cidades do conhecimento e também classificar e localizar seus membros é imprescindível que toda essa informação seja padronizada, como ocorre numa malha viária do mundo real.

16h00 – 16h15 – Espaço para perguntas
16h15 – 17h00 - Palestra: Tiago Muriel Cardoso: Redes sociais aplicadas – um exemplo de sucesso.

Resumo:
Geração de valor para o usuário – inteligência da Rede Social MEBOX - Atores e telespectadores – a expansão da Rede e a liberdade de ação, integração e adesão - Utilização de grupo de discussão e socialização da informação (porque não usar o chat?) - Os valores da rede atraindo novos usuários – volume de dados e telespectadores inesperados.

17h00 - Mesa Redonda com  grandes educadores (Rainer Marinho, Welder Aguilera, Marcos Fortes, Alexander Carnier e Professor Valente).

Mais informações

Evento: Congresso People.Net in Education
Data: 25/03/2011
Local: Universidade Anhembi Morumbi, Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia
Mais informações: www.congressoredesocial.com.br ou no tel: (11) 2289-1713
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.