A crescente competitividade do mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e bem informados sobre sua área de atuação. Por isso, investir em qualificação é o segredo de quem se destaca no mercado — ainda mais em tempos de crise.
A boa notícia é que não é mais necessário sair de casa ou desembolsar uma fortuna para acessar conhecimento de qualidade: sites como o edX e o Coursera oferecem cursos online ministrados por professores de grandes universidades, sem custos. O usuário só paga se quiser um diploma após o fim das aulas ou, em alguns casos, se desejar fazer provas e receber uma nota final.
Neste post, você verá uma seleção de cursos online e gratuitos sobre economia e administração que podem fazer toda a diferença para a sua carreira. Os temas vão do marketing digital à microeconomia, e são oferecidos por instituições como Insper, University of Michigan e Indian Institute of Management.
Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais”
A capacidade de negociar é essencial para o sucesso da carreira e dos negócios, e está ligada diretamente à ampliação das oportunidades e ao crescimento da receita. O professor aborda os principais estágios da negociação, do planejamento da abordagem à criação e execução do contrato.
Instrutor: George Siedel, professor da University of Michigan.
“Capitalismo consciente”
O curso pretende mostrar a executivos e profissionais de qualquer área os quatro pilares de uma proposta de aperfeiçoamento do capitalismo, capaz de combinar desenvolvimento econômico e bem-estar social a longo prazo.
Instrutora: Priscila Claro, professora do Insper.
“Introdução ao marketing analítico”
As aulas explicam a importância de definir e aplicar métricas de marketing, bem como desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários e e testar hipóteses com base em causalidades. O objetivo é ensinar o aluno a basear suas decisões de marketing com fatos e dados.
Instrutores: Carlos Bara, Danny Claro e Silvio Laban, professores do Insper.
“Ambiente de negócios internacional e estratégias globais”
Com a globalização, a estratégia de qualquer negócio pode ser drasticamente afetada pelas mudanças sociais, políticas, econômicas e institucionais em curso no planeta. Neste pacote de aulas, o aluno aprende a enxergar as linhas que interligam as empresas a diversos stakeholders nacionais e estrangeiros, como ONGs, governos e organizações supranacionais, como a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Instrutor: Sushil Vachani, diretor do Indian Institute of Management, Bangalore.
“Marketing no universo digital”
O marketing nunca mais foi o mesmo depois que a internet, os smartphones e as impressoras 3D invadiram o mundo. Este curso, que já atraiu mais de 100 mil alunos e é um dos mais populares do Coursera, desbanca antigos mitos e apresenta uma visão atualizada sobre como um negócio pode lucrar com as novas tecnologias.
Instrutor: Aric Rindfleisch, professor da University of Illinois, Urbana-Champaign.
“Os fundamentos da estratégia de negócios”
O curso se propõe a estimular o raciocínio estratégico do aluno, oferecendo subsídios para a análise de qualquer mercado. As aulas exploram os fundamentos de um plano de negócios e ensinam a elaborá-lo por meio de ferramentas como SWOT e mapas de estratégia.
Instrutores: Michael Lenox e Jared Harris, professores da University of Virginia.
“Gestão de projetos: a base do sucesso”
O objetivo do curso é mostrar como a gestão de projetos e a liderança de uma equipe são atividades completamente interligadas. Ao fim das aulas, o aluno deve estar apto a compreender as responsabilidades da chefia, e saber como usá-las para a melhor condução de um projeto.
Instrutor: Rob Stone, professor da University of California, Irvine Extension.
“Interpretação e comunicação de insights de dados em um negócio”
Com o avanço das tecnologias da informação, os dados se tornaram ativos estratégicos para qualquer negócio. É preciso geri-los e transformá-los em inteligência competitiva. Este curso ensina métodos de estatística e análise de dados para interpretar o big data, além de dar dicas para apresentar o tema de forma didática para qualquer público.
Instrutores: Ben Olsen, CEO da Analytics Guild, e Matthew Minton, gerente de conteúdo da Microsoft.
“Gestão analítica do marketing: produtos, distribuição e vendas”
Como descobrir o que os consumidores querem em um produto? Quais são as melhores estratégias de distribuição e canais de vendas para alcançar os mercados certos? As respostas estão neste curso, cuja programação inclui lições sobre análise conjunta aplicada ao marketing e outros tópicos importantes para alavancar vendas.
Instrutor: Stephan Sorger, professor da UC Berkeley Extension.
“Introdução à economia gerencial”
O professor explica como princípios da microeconomia podem ser aplicados à gestão de um negócio. O curso aborda temas como oferta e demanda, impostos, subsídios, métricas de produtividade, custos de oportunidade, e sua relação com as decisões exigidas no cotidiano da administração de uma empresa.
Instrutor: Subhashish Gupta, professor do Indian Institute of Management, Bangalore.
Fonte: Exame
Publicado em: 03/08/2016