fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

10 cursos imperdíveis (e gratuitos) de economia e negócios

A crescente competitividade do mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e bem informados sobre sua área de atuação. Por isso, investir em qualificação é o segredo de quem se destaca no mercado — ainda mais em tempos de crise.

A boa notícia é que não é mais necessário sair de casa ou desembolsar uma fortuna para acessar conhecimento de qualidade: sites como o edX e o Coursera oferecem cursos online ministrados por professores de grandes universidades, sem custos. O usuário só paga se quiser um diploma após o fim das aulas ou, em alguns casos, se desejar fazer provas e receber uma nota final.

Neste post, você verá uma seleção de cursos online e gratuitos sobre economia e administração que podem fazer toda a diferença para a sua carreira. Os temas vão do marketing digital à microeconomia, e são oferecidos por instituições como Insper, University of Michigan e Indian Institute of Management.

Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais”

A capacidade de negociar é essencial para o sucesso da carreira e dos negócios, e está ligada diretamente à ampliação das oportunidades e ao crescimento da receita. O professor aborda os principais estágios da negociação, do planejamento da abordagem à criação e execução do contrato.

Instrutor: George Siedel, professor da University of Michigan.

“Capitalismo consciente”

O curso pretende mostrar a executivos e profissionais de qualquer área os quatro pilares de uma proposta de aperfeiçoamento do capitalismo, capaz de combinar desenvolvimento econômico e bem-estar social a longo prazo.

Instrutora: Priscila Claro, professora do Insper.

“Introdução ao marketing analítico”

As aulas explicam a importância de definir e aplicar métricas de marketing, bem como desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários e e testar hipóteses com base em causalidades. O objetivo é ensinar o aluno a basear suas decisões de marketing com fatos e dados.

Instrutores: Carlos Bara, Danny Claro e Silvio Laban, professores do Insper.

“Ambiente de negócios internacional e estratégias globais”

Com a globalização, a estratégia de qualquer negócio pode ser drasticamente afetada pelas mudanças sociais, políticas, econômicas e institucionais em curso no planeta. Neste pacote de aulas, o aluno aprende a enxergar as linhas que interligam as empresas a diversos stakeholders nacionais e estrangeiros, como ONGs, governos e organizações supranacionais, como a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Instrutor: Sushil Vachani, diretor do Indian Institute of Management, Bangalore.

“Marketing no universo digital”

O marketing nunca mais foi o mesmo depois que a internet, os smartphones e as impressoras 3D invadiram o mundo. Este curso, que já atraiu mais de 100 mil alunos e é um dos mais populares do Coursera, desbanca antigos mitos e apresenta uma visão atualizada sobre como um negócio pode lucrar com as novas tecnologias.

Instrutor: Aric Rindfleisch, professor da University of Illinois, Urbana-Champaign.

“Os fundamentos da estratégia de negócios”

O curso se propõe a estimular o raciocínio estratégico do aluno, oferecendo subsídios para a análise de qualquer mercado. As aulas exploram os fundamentos de um plano de negócios e ensinam a elaborá-lo por meio de ferramentas como SWOT e mapas de estratégia.

Instrutores: Michael Lenox e Jared Harris, professores da University of Virginia.

“Gestão de projetos: a base do sucesso”

O objetivo do curso é mostrar como a gestão de projetos e a liderança de uma equipe são atividades completamente interligadas. Ao fim das aulas, o aluno deve estar apto a compreender as responsabilidades da chefia, e saber como usá-las para a melhor condução de um projeto.

Instrutor: Rob Stone, professor da University of California, Irvine Extension.

“Interpretação e comunicação de insights de dados em um negócio”

Com o avanço das tecnologias da informação, os dados se tornaram ativos estratégicos para qualquer negócio. É preciso geri-los e transformá-los em inteligência competitiva. Este curso ensina métodos de estatística e análise de dados para interpretar o big data, além de dar dicas para apresentar o tema de forma didática para qualquer público.

Instrutores: Ben Olsen, CEO da Analytics Guild, e Matthew Minton, gerente de conteúdo da Microsoft.

“Gestão analítica do marketing: produtos, distribuição e vendas”

Como descobrir o que os consumidores querem em um produto? Quais são as melhores estratégias de distribuição e canais de vendas para alcançar os mercados certos? As respostas estão neste curso, cuja programação inclui lições sobre análise conjunta aplicada ao marketing e outros tópicos importantes para alavancar vendas.

Instrutor: Stephan Sorger, professor da UC Berkeley Extension.

“Introdução à economia gerencial”

O professor explica como princípios da microeconomia podem ser aplicados à gestão de um negócio. O curso aborda temas como oferta e demanda, impostos, subsídios, métricas de produtividade, custos de oportunidade, e sua relação com as decisões exigidas no cotidiano da administração de uma empresa.

Instrutor: Subhashish Gupta, professor do Indian Institute of Management, Bangalore.

Fonte: Exame
Publicado em: 03/08/2016