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Sex, Abr

ABF lança cursos on-line em setembro

Cursos da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que antes só podiam ser feitos presencialmente agora estão a um clique de distância. Neste ano, a instituição lançou sua plataforma on-line de educação, chamada e-franquias. São sete cursos gratuitos e dois pagos, todos com elementos de "gamificação". "É uma forma lúdica de ensinar", diz Angela Manzoni, diretora de educação da ABF.

Desenvolvida em parceria com o Sebrae, a série "Game Franquias Brasil" é direcionada a franqueados, gerentes e operadores de unidades e todos que pretendem comprar uma franquia. O objetivo dos jogos, divididos em temas como formação de preços e vendas, gestão de pessoas e atendimento ao cliente, é simular a operação de um negócio.

Foco semelhante tem o aplicativo "Quero uma Franquia". Ao longo de cem desafios, o jogador passa por pontos essenciais na administração de uma unidade, desde o processo de seleção do franqueado até questões jurídicas envolvidas na operação.

O convênio com o Sebrae, firmado em 2015 para alguns cursos presenciais inicialmente, ampliou o alcance dos programas de formação da ABF. No ano passado, 120 municípios de 19 Estados receberam os cursos. Em 2016 serão 25 Estados. A cada ano a parceria capacita cerca de 5 mil pessoas.

Em setembro, os dois cursos pagos do e-franquias entram no catálogo. São eles "Administrando o relacionamento com a rede" e "Expansão e venda de franquia", este último voltado para profissionais de expansão das marcas. Angela explica que esses dois módulos são os mais procurados no curso de capacitação presencial da ABF. "Lançamos a versão on-line para que mais pessoas possam fazer o programa, já que não há necessidade de se deslocar a São Paulo", diz.

A grade de cursos da ABF para o segundo semestre traz também a segunda edição do programa "Liderança e Finanças para Mulheres do Franchising", que reuniu 40 pessoas na primeira turma. "Sem generalizar, mas percebemos que um dos grandes 'gaps' das mulheres do setor é a área financeira, além de aspectos relacionados à liderança", diz Angela explicando a criação do programa direcionado ao público feminino.

O tradicional MBA em Gestão de Franquias, oferecido pela ABF em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) em São Paulo há oito anos, também está com inscrições abertas para a próxima edição, que começa em outubro. Com cerca de 25 alunos por turma, o grupo do ano passado foi sensivelmente maior e reuniu 40 pessoas. "Neste ano esperamos fechar a turma com 30 alunos", diz Angela.

A ESPM também oferece uma pós-graduação na área de franquias, só que no Rio de Janeiro. O curso "Gestão de Franquias", que recebe cerca de 20 alunos por edição e começa sempre no mês de abril, existe há três anos. Entre os alunos predominam profissionais que já trabalham no setor e querem reunir mais conhecimento para assumir cargos de gestão. Outra parte da turma é formada por donos de negócios que querem ampliar suas empresas através do modelo de franquia. "O setor não para de crescer e não havia um curso desse no Rio, então vimos uma oportunidade", diz Romualdo Ayres, coordenador do MBA de Franquias da ESPM Rio. O curso tem 360 horas, com aulas aos sábados divididas em 18 meses.

No segundo semestre do ano passado, o Ibmec lançou, também no Rio de Janeiro, a pós-graduação Gestão Estratégica no Varejo, com um módulo de 30 horas focado na expansão de redes e gestão de franquias. A primeira turma reuniu 25 alunos e a segunda tinha início previsto para este mês de agosto.

Haroldo Monteiro, coordenador do curso, diz que cerca de 30% da primeira turma são empresários que têm entre seis e oito lojas e querem aprimorar conceitos e obter ferramentas gerenciais para administrar a própria cadeia de varejo. O restante do grupo reúne profissionais de grandes redes, incluindo algumas que crescem pelo modelo de franquia.

"O canal franquia é muito utilizado para expansão do varejo e pode ser uma das estratégias adotadas pelo dono da empresa que quer crescer. É um assunto que está totalmente relacionado com o curso de varejo", afirma Monteiro. Com 393 horas de aula, a duração do curso varia de 13 a 17 meses, dependendo se as aulas ocorrem durante a semana ou aos sábados.

Fonte: Valor
www.valor.com.br/empresas/4690037/abf-lanca-cursos-line-em-setembro
Publicado em: 01/09/2016