fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Conheça 10 cursos online e gratuitos que vão ajudar você a empreender

Conteúdos de diferentes instituições estão 100% disponíveis e podem ajudar jovens empreendedores.

Abrir o próprio negócio não é tarefa fácil e não é muito difícil encontrar pessoas com ideias inovadoras, mas que ainda não sabem como tirá-las do papel. Por isso é sempre importante encontrar formas de se preparar para o empreendedorismo antes de mergulhar de cabeça em um negócio.

Melhor ainda se a orientação vier com qualidade e, se possível, de graça, certo? Afinal, a vida inicial de um empreendedor, em geral, também é marcada pela escassez de recurso. Sendo assim, conheça abaixo 10 cursos online, gratuitos e em português sobre empreendedorismo:

1 - Aprender a Empreender (Sebrae)

O curso está disponível na plataforma do Sebrae e contém informações fundamentais que podem ajudar o aluno na hora de começar um negócio. As aulas abordam temas como definição de mercado, marketing, projeção em vendas e planos de negócios, por exemplo.

Por meio da plataforma, é possível interagir com outros alunos e tirar dúvidas com um professor. Ao final, o aluno ainda consegue uma certificação digital de participação.

2 - Do Bar ao Mercado (Descola)

A ideia do curso é auxiliar o aluno a transformar uma ideia em negócio por meio de teorias, ferramentas e cases de sucesso. Dividido em capítulos, o curso conta ainda com vídeo-aulas, e-book complementar, comentários e discussão entre os alunos, além do certificado digital de participação.

Para saber mais, acesse o site.

3 - The Founder Stories (FazINOVA)

Promovido pelo FazINOVA, o curso também é uma boa alternativa para quem busca conhecer histórias inspiradoras de outros empreendedores. O The Founder Stories consiste em vídeos sobre pessoas que levantaram capital, conheceram sócios e abriram uma empresa.

Além das aulas em vídeo, o curso disponibiliza uma série de exercícios para os alunos.

4 - Iniciando um Pequeno Negócio (Sebrae)

Este curso também é promovido pelo Sebrae e tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas de quem quer abrir um pequeno negócio. Durante os módulos, o aluno poderá aprender sobre mercado, plano de negócios, resultados e muito mais.

O Iniciando um Pequeno Negócio conta com tutor e certificado digital.

5 - Como Iniciar Seu Próprio Negócio (iPED)

Com carga horária total de 20 horas e certificado de participação digital, o curso tem como objetivo ensinar sobre os nichos de mercado e as oportunidades de negócio.

Além disso, são abordados os principais erros de empreendedores, detalhes sobre a gestão de pessoas, fluxo de caixa e o relacionamento com clientes.

Acesse o curso clicando aqui.

6 - Montando seu próprio negócio (Unieducar)

A versão gratuita deste curso possui carga horária de duas horas, vídeo-aulas e material em PDF. São abordados conteúdos básicos e questões práticas, que podem ajudar no dia a dia da vida de empreendedor.

Ao final, é possível realizar uma avaliação para receber o certificado digital. Conheça o curso clicando aqui.

7 - Planejamento Estratégico (Endeavor)

Fruto de uma parceria entre a Endeavor e a Finep, o curso explica os principais fundamentos para a elaboração de um bom planejamento estratégico, desde a definição de valores, missão e visão do negócio até a análise de mercado.

O conteúdo do curso é dividido aulas em vídeo, cases, material complementar e questionário. O certificado é emitido após a conclusão e a avaliação final.

8 - Plano de Negócio (iPED)

O curso do iPED explica e ensina como criar um plano de negócios, passo a passo. A ideia é que após as aulas o aluno consiga criar seu plano de negócio de maneira completa.

Alguns dos conteúdos abordados são: análise de oportunidades, planejamento financeiro, necessidades do cliente, estrutura do plano de negócios, marketing e vendas, recursos humanos e estratégia competitiva.

9 - Fundamentos da Administração (USP)

A Universidade de São Paulo disponibiliza, por meio da plataforma Veduca, um curso que aborda os principais conceitos da administração. As aulas oferecem um conteúdo que pode ser bastante útil para quem quer abrir um negócio.

10 - Introdução à Administração Estratégica (FGV)

Dividido em sete unidades, este curso da Fundação Getulio Vargas aborda temáticas como planejamento, comunicação e conhecimento de mercado, visão estratégica e cenário cultural.

A plataforma é organizada e disponibiliza conteúdo textual e audiovisual, com links para o aprofundamento dos conceitos utilizados. Ao fim do curso, o aluno pode realizar um teste para conseguir o certificado de conclusão.

Fonte: SIMI