fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Curso online gratuito do SENAR aborda Currículo de Sustentabilidade do Café

"Sustentabilidade na Produção do Café" tem carga horária de 20 horas

Principal documento de elaboração coletiva e para guiar a aplicação de práticas sustentáveis na cafeicultura, o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) pode ser conhecido e estudado no curso “Sustentabilidade na Produção do Café”, que o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece em sua plataforma de Ensino à Distância (EaD), de forma aberta e gratuita. As únicas condições exigidas aos interessados é ter ao menos 16 anos de idade e um computador com requisitos técnicos mínimos para o aproveitamento total das atividades.

Os temas e tópicos tratados no curso são:

Aspectos econômicos - Gestão da propriedade; Responsabilidade técnica e análise de risco; Registro de informações e rastreabilidade; Cumprimento da legislação.

Aspectos produtivos - Material propagativo e implantação de cafezais; Fertilidade do solo e nutrição do cafeeiro; Cobertura do solo e manejo do mato; Proteção integrada do cafeeiro; Aplicação de agroquímicos; Colheita e pós-colheita do café.

Aspectos ambientais - Tratamento e destinação de resíduos; Cobertura vegetal e biodiversidade; Consumo de energia; Manuseio e armazenagem de agroquímicos; Conservação do solo e mitigação dos efeitos da seca; Uso de água e irrigação.

Aspectos sociais - Legislação trabalhista; Segurança e saúde no trabalho; Bem-estar dos trabalhadores; O futuro do café.

As ferramentas de aprendizagem incluem material em PDF, fóruns e chats, atividades interativas, bem como tutores e monitores à disposição. O curso se destina a produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor, em especial aqueles envolvidos com cafeicultura e que desejam produzir de maneira sustentável.

Para saber mais e receber um aviso sobre a próxima turma, acesse a página do curso no Portal EaD SENAR: ead.senar.org.br/cursos/campo-sustentavel/sustentabilidade-na-producao-do-cafe/. A iniciativa é fruto de parceria do SENAR com a Plataforma Global do Café, rede colaborativa formada por membros da cadeia, que desenvolveu o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), no âmbito do programa brasileiro. O SENAR é membro do Grupo de Trabalho Brasil (GTB) da Plataforma Global do Café e parceiro na implementação da sustentabilidade na produção.

Somente em 2017, 1.375 pessoas de 12 turmas concluíram o curso online do SENAR, com predominância masculina (55%) e da faixa etária de 18 a 25 anos (48%). 60% dos concluintes têm nível de escolaridade superior, são majoritariamente de Minas Gerais e São Paulo, sendo que todas as 27 unidades federativas foram representadas. Ao final do curso, todos respondem a uma pesquisa de satisfação. O índice de satisfação geral de 99% reflete a qualidade incontestável deste curso sobre sustentabilidade no café.

Fonte: Notícias agrícolas