fbpx

Sidebar

05
Dom, Maio

6 cursos online de Harvard mais procurados pelos alunos

Da Arquitetura à Filosofia Política, prestigiada universidade estadunidense tem catálogo com mais de 100 cursos para alunos a distância

Uma das universidades mais prestigiadas do mundo - atualmente considerada a segunda melhor do planeta, atrás apenas de Oxford, segundo o ranking internacional QS -, Harvard iniciou um grande projeto de ensino a distância em 2012 ao lado da Massachusetts Institute of Technology (MIT). Hoje, a plataforma online da instituição já abriga mais de 100 cursos de diversos níveis, certificados e exigências. A maioria deles, no entanto, é gratuita.

A procura por cursos a distância de Harvard aumenta a cada ano e se expande ao redor do mundo à medida que os alunos descobrem o catálogo disponível. Segundo o jornal estadunidense Boston Globe, 75% dos estudantes matriculados nos programas online eram de fora dos Estados Unidos - ou três em cada quatro alunos da plataforma.

A tendência cresce também no Brasil, onde as instituições de ensino a distância já recebem mais de 100 mil alunos anualmente em diversas áreas, como Pedagogia, Administração e Direito.

Entre os cursos mais procurados do catálogo de Harvard estão áreas de estudos diversas, como o Direito, a Arquitetura e a Matemática. A seguir, o Moodle Livre indica os seis programas que fazem mais sucesso na universidade e te dá os caminhos das pedras para ser um candidato:

 “A imaginação arquitetônica”

Harvard Graduate School of Design

GRATUITO

O curso mais procurado na plataforma online de cursos de Harvard é da prestigiada escola de design da universidade estadunidense. O curso de Imaginação Arquitetônica (The Architectural Imagination) não exige diplomas anteriores na área, é gratuito e tem nível médio de engajamento - o que significa que nem todas as atividades do programa são obrigatórias.

Os 10 módulos do curso examinam alguns dos principais exemplos de como a arquitetura pode mediar, expressar e melhorar as aspirações complexas de uma cultura. A grade ainda traz leituras sobre contextos sociais e históricos que foram representados por meio de edifícios e construções arquitetônicas.

O nome do curso também tem relação a um conceito específico: a ideia de imaginação arquitetônica diz respeito à mediação entre a experiência sensorial e a compreensão conceitual de um projeto.

“Lei contratual: da verdade à promessa do contrato”

Harvard Law School

GRATUITO

Harvard possui também uma das escolas de Direito mais importantes do mundo: dela saíram nomes como os ex-presidentes Barack Obama e Rutherford Hayes, a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, o ex-presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, além de senadores estadunidenses, juízes e governantes de outros países.

Assim como o curso anterior, este também é gratuito e não necessita de credenciais anteriores. Sua ênfase é nos "contratos" da vida cotidiana - dos existentes para baixar um programa internet até para consertar um telhado, ou até mesmo para comprar um prato de comida em um restaurante. "Conhecer os princípios dos contratos não somente uma habilidade requerida dos advogados, mas ilumina uma instituição crucial que todos usam o tempo todo e geralmente para ter garantias", diz um trecho da apresentação.

O curso é ministrado por uma verdadeira instituição do assunto: o professor estadunidense Charles Fried, que trabalha em Harvard há 50 anos e é autor de diversos livros sobre a importância dos contratos no dia-a-dia.

“Estatística e R”

Harvard T.H. Chan School of Public Health

GRATUITO

O "R" é um dos principais programas de dados do mundo: utilizado desde pesquisas de opinião até mensuramento de dados em grandes companhias, chega a formar disciplinas inteiras em universidades brasileiras, como é o caso da USP.

Harvard também percebeu a importância do programa e oferece um curso gratuito e com nível médio de engajamento para alunos do mundo inteiro que, não à toa, o tornaram um dos mais populares da plataforma.

O curso tem sete módulos entre cálculo, álgebra, inferências estatísticas, análise de dados, estudos de casos e, claro, a importância do R para as ciências biológicas - as matérias são oferecidas pela escola de genética da universidade.

“Cibersegurança: administrando riscos na era da informação”

Harvard Kennedy School

PAGO

Ao contrário dos cursos listados até aqui, o programa do curso de Cibersegurança (Cybersecurity: Managing Risk in the Information Age) é pago, exige um nível de engajamento completo do aluno e necessita de um conhecimento prévio sobre o assunto - e por isso oferece um certificado da universidade.

O curso - oferecido pela escolha de Harvard voltada para assuntos do governo - procura equipar seus estudantes com o conceitual necessário para identificar e administrar riscos operacionais, reputacionais e de litígios, além de acessar vulnerabilidades específicas dentro de redes, sistemas e dados de organizações.

O objetivo é que eles estejam aptos a proteger a integridade, segurança e confidencialidade do volume de informações digitais das companhias.

O professor Eric Rosenbach, que ministra sozinho a disciplina online, já foi chefe de equipe do ex-secretário da Defesa estadunidense, Ash Carter, além de ter sido secretário-assistente da pasta. É um dos nomes mais reconhecidos da área nos Estados Unidos.

“Justiça”

Department of Government

GRATUITO

Ministrado pelo professor Michael Sandel, o curso de Justiça (Justice) da escola de Harvard que estuda o governo explora análises críticas das teorias clássicas e contemporâneas de justiça, incluindo as discussões sobre as suas aplicações atuais.

Os tópicos incluem temas atuais como ações afirmativas, distribuição de renda, casamento entre pessoas do mesmo sexo, o papel dos mercados, direitos (humanos e de propriedade), além de argumentar a favor e contra a igualdade e os dilemas da lealdade na vida pública e privada.

"Nossa ideia é convidar os estudantes a submeter suas próprias visões sobre essas controvérsias à um exame crítico", diz o programa. A ementa traz conteúdos de Filosofia Política, Direito, Ciência Política e Sociologia e já teve cerca de 15 mil alunos nos últimos anos.

“Melhorando seu negócio por meio de uma Cultura de Saúde”

Harvard School

GRATUITO

Um dos cursos mais procurados da universidade estadunidense é - além de ser gratuito e não exigir diplomas anteriores - quase um programa oficial sobre as finanças das famílias e das pessoas, apesar de ser voltado para empresas de todos os tamanhos.

Unindo duas escolas de Harvard - a de negócios e a de saúde pública - ele tenta trazer estratégias, táticas e ferramentas por meio de implementação do conceito de Cultura de Saúde (Culture of Health) para as empresas ganharem vantagens competitivas. "Utilizando o conceito é possível melhorar o bem-estar dos funcionários assim como o cuidado com os consumidores, as comunidades e o meio-ambiente.

A Cultura de Saúde pode ajudar a empresa a reduzir custos, aumentar receitas e lucros e melhorar a reputação da empresa", promete a ementa.

É um dos poucos exemplos dos cursos oferecidos a distância por Harvard que se vale de um conceito muito específico criado pelos próprios professores da instituição - que já foi aplicado em diversas companhias ao redor do mundo.

Fonte: Divulgação