fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

7 plataformas que oferecem cursos gratuitos

As plataformas para cursos online são responsáveis pela mudança no ensino tradicional, indispensáveis para os projetos de Educação a Distância, onde são disponibilizados conteúdo de aulas, atividades e trabalhos.

Os cursos gratuitos EAD são boas oportunidades para quem busca complementar o currículo e estar qualificado para o mercado de trabalho e não pode investir com deslocamento e materiais didáticos. Alguns cursos podem servir para quem precisa completar a carga horária da graduação com atividades complementares.

Outra vantagem das plataformas e-learning é que elas possibilitam a atualização de forma rápida dos cursos, garantindo que o conteúdo esteja sempre alinhado às inovações do mundo globalizado. Os cursos a distância permitem que o aluno escolha a melhor hora e lugar para dedicar-se aos estudos, o que garante máximo aprendizado.

As plataformas que listamos abaixo oferecem cursos gratuitos em diferentes áreas profissionais e abrangem diversos campos do conhecimento. A maioria são oferecidos em português, mas também há cursos ministrados em inglês, com tradução ou legendas em português. Confira:

FGV
A FGV – Fundação Getúlio Vargas é uma premiada instituição de ensino, membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que trabalham na oferta de conteúdos e materiais didáticos online e sem custo.

Escola Virtual – Fundação Bradesco
A Escola Virtual é um portal educacional da Fundação Bradesco e, desde 2001, atua na oferta de cursos online gratuitos em diferentes áreas, como: Administração, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e outras. A instituição disponibiliza um ambiente virtual completo e dinâmico, que respeita a individualidade de cada aluno.

SENAI/SESI
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SESI (Serviço Social da Indústria) são reconhecidos nacionalmente como Excelência em Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Ofertam cursos online com duração de 10 a 32 horas e certificado após a conclusão do curso, para quem desejam aperfeiçoar-se para o mercado de trabalho.

Prime Cursos
A Prime Cursos do Brasil é uma plataforma que oferece cursos online gratuitos, são mais de 200 cursos, em diversas áreas profissionais, como: Administração, Educação, Idiomas, Informática, Moda, Preparatório para ENEM e Concurso Público e muito mais. Se o aluno desejar, poderá emitir o certificado após conclusão do curso, onde é cobrado uma taxa para a confecção e o envio.

Coursera
O Coursera é uma plataforma de cursos online desenvolvida pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. É parceiro de diversas instituições brasileiras, como a USP e a Unicamp, que produzem cursos de qualidade e gratuitos, em áreas como: Artes e Humanas, Ciência de Dados, Línguas, Desenvolvimento Pessoal e diversas outras.

E-Unicamp
A E-Unicamp é uma plataforma desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com o propósito de impulsionar o uso de tecnologias educacionais e disseminar o conhecimento gerado pela instituição, por meio da disponibilização gratuita de vídeos, animações e imagens. O acesso ao conteúdo é totalmente sem custo e livre, onde não há necessidade de inscrição e outras formalidades, mas é preciso estar atento e de acordo com as condições previstas nos Termos de Uso.

E-Aulas USP
A E-Aulas USP é uma plataforma desenvolvida pela Universidade de São Paulo – USP, que dá acesso a conteúdo educacionais produzidos ou apoiados pela instituição, com o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento. Disponibiliza áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

Fonte: E+B Educação | Adriele Oliveira