fbpx

Sidebar

01
Qua, Maio

Projeto oferece aulas de educação física gratuitas e online

Durante um mês, público feminino receberá instruções de atividades

Durante um mês, público feminino receberá instruções de atividades

Com a intenção de oportunizar para mulheres um momento de autoconhecimento e autocuidado com o corpo, durante a pandemia do Covid-19, surgiu o projeto de extensão Ginast-IN-Casa. Desenvolvido por meio da Supervisão de Desporto e Recreação da Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Coordenação de Extensão (Codex), o projeto acontece do dia 14 de janeiro até 14 de fevereiro, com aulas online. Para garantir a participação gratuita é preciso ingressar no grupo do Whatsapp.

Nas aulas serão oferecidas aulas de ginástica, yoga e massoterapia, com o objetivo de desenvolver atividades de forma multidisciplinar e oportunizar uma variedade de conteúdo para as participantes."O principal motivo para a adesão e participação no projeto, é que com as aulas propostas, as participantes podem melhorar suas auto-estima, dedicando um pouco de seus tempos em suas casas, em prol de si mesma”, ressaltou a professora Valda da Costa Nunes.

A professora Valda da Costa Nunes ainda explica que o projeto surgiu a partir da observação das rotinas domésticas de algumas mulheres e da percepção da falta de um momento de autocuidado no cotidiano delas. “O Ginast-IN-Casa nasceu a partir de aulas de Educação Física remotas com crianças da Educação Infantil de uma escola municipal da regional sul de Cuiabá, em que as mães das crianças tiveram que acompanhar seus filhos e filhas durante as aulas propostas nos períodos críticos da pandemia pelo Covid-19. Pensando nestas mulheres, foi que propusemos o projeto, uma vez que nos sensibilizamos com estas mulheres que se encontraram e ainda se encontram "ilhadas" em suas casas. Como obtivemos significativa adesão ao projeto e pensamos estendê-lo a outras mulheres, ampliando o alcance do grupo”.

Outro ponto destacado pelas ações do Ginast-IN-Casa é o benefício que estas modalidades podem propiciar para a saúde. “Seja física, emocional ou mental, a prática das aulas propostas podem elevar os níveis da saúde, proporcionando uma certa imunidade tão necessária nesse período pandêmico causado pela Covid-19”, destacou a coordenadora do projeto.

Grupo no Whatsapp

No grupo, as participantes poderão tirar dúvidas com as instrutoras por mensagem. Por meio da rede serão compartilhados conteúdos didáticos e uma rotina de exercícios. “O grupo ficará aberto à partilha de nossas experiências/vivências, dúvidas e comentários sobre o que será abordado durante o desenvolvimento do projeto. O principal objetivo, aqui, é a interconexão entre as mulheres participantes”, finalizou a professora.

Vale ressaltar que as mensagens e informações enviadas ao grupo não serão compartilhadas em contextos não relacionados ao desenvolvimento do Projeto de Extensão Ginast-In-Casa.

Fonte: UFMT