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Sex, Abr

Formações online democratizam oportunidades de conhecimento a educadores

Por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE), o município de São Carlos aposta na produção digital para abordar temas contemporâneos

Por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE), o município de São Carlos aposta na produção digital para abordar temas contemporâneos

Educação antirracista, relações étnico-raciais na escola, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Esses são alguns dos temas contemporâneos abordados nos webinários do canal do Youtube do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) de São Carlos, sendo eles um formato online para transmissão de seminários sobre assuntos específicos.

Durante a pandemia, com a impossibilidade de dar continuidade às atividades presenciais de formação continuada para professores e educadores, o Centro passou a testar o formato digital, que, diante da facilidade de abranger toda a rede, teve alta adesão. "Começamos a testar formações abrindo salas no Google Meet, mas elas não eram suficientes para comportar o número de professores. O caminho, então, foi abrir um canal no Youtube, que passou a ser um dos nossos carros-chefes de formação. Os webnários têm até duas horas e contam com convidados de diversos lugares do Brasil. De segunda-feira à noite, dentro do nosso Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, chegamos a atingir um público de 800 a 1 mil pessoas assistindo ao vivo", destaca a pedagoga Gabriela Maria Fornaciari, supervisora do CeFPE.

Esses webinários ainda abrem um canal de comunicação para o compartilhamento de experiências entre os participantes, e uma oportunidade de ouvir e aprender com palestrantes de outros locais. "Esses debates impactam diretamente na atuação dos professores, do Ensino Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Tudo isso se reflete na atividade prática em sala de aula e na aprendizagem dos estudantes", destaca a pedagoga.

Os temas dos seminários são definidos por meio de um diálogo constante com os educadores ou articulados pela supervisão do CeFPE, por meio de um formulário para demandas formativas e sugestões, que é enviado à rede municipal. Também é comum que os próprios educadores sugiram temas a partir de acontecimentos observados nas escolas em que trabalham.
Por outro lado, há temas que partem de legislações, como é o caso da Semana "Tereza de Benguela", cuja proposta é antirracista, e a campanha "Não Pode", contra o abuso sexual infantil.

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Formações híbridas

Além do formato webinar, 100% online, o CeFPE oferece formações presenciais e híbridas, sendo a parte teórica online, enquanto a prática é presencial. É o caso da formação "Nossas heranças dançadas: histórias, memórias e encantamento como fundamento da vida", centrado nas brincadeiras de roda, cantorias e histórias da cultura popular, que vem sendo frequentada pela professora Andrea Barreto, do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) "Maria Consuelo Brandão Tolentino".

Professores participam da formação
Professores participam da formação "Nossas heranças dançadas: histórias, memórias e encantamento como fundamento da vida", no CeFPE. Crédito: Gabriela Maria Fornaciari.

"Fiz a primeira parte do curso no ano passado, na modalidade remota. Quando surgiu a oportunidade de fazer a híbrida este ano, não hesitei, pois as vivências práticas fazem muita diferença. Para nós, professores da Educação Infantil, é importante pensar nas experiências que levamos aos estudantes para valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, reconhecendo esses conhecimentos. É um privilégio poder fazer cursos com essa qualidade sem custos", destaca a professora e aluna.

Fonte: A Cidade On

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