fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Petrobras lança programa de cursos gratuitos em parceria com SESI-SENAI e Institutos Federais (IFs)

O Programa Autonomia e Renda, da Petrobras, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com SESI-SENAI e IFs para pessoas vulneráveis. São mais de 19 mil vagas em sete estados, com bolsa-auxílio e benefícios.

O Programa Autonomia e Renda, da Petrobras, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com SESI-SENAI e IFs para pessoas vulneráveis. São mais de 19 mil vagas em sete estados, com bolsa-auxílio e benefícios.

A Petrobras acaba de anunciar o lançamento do Programa Autonomia e Renda, uma iniciativa que visa oferecer vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional nas modalidades de formação inicial continuada (FIC) e cursos técnicos. Destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o programa marca uma parceria estratégica com o SESI-SENAI e os Institutos Federais de Tecnologia, Ciência e Inovação, evidenciando o comprometimento da Petrobras com a formação e inserção profissional.

Parceria com SESI-SENAI e IFs oferece mais de 19 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
O Autonomia e Renda está alinhado com as diretrizes do Programa Capacita PAC, do governo federal, e tem como principal objetivo a capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, bem como daqueles sem vínculo formal de trabalho.

O programa também priorizará grupos minorizados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Os participantes selecionados serão preparados para atuar no setor de Energia, em localidades correspondentes às operações da Petrobras, contribuindo para a implementação do Plano Estratégico 2024 – 2028+.

Quais estados serão beneficiados com o Programa Autonomia e Renda da Petrobras?
A primeira fase do programa será implementada nos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo que Pernambuco receberá 37% das vagas disponíveis.

Ao todo, serão ofertadas mais de 19 mil vagas nos estados abrangidos, abrangendo cursos FIC no SENAI e nos Institutos Federais, além de oportunidades para cursos técnicos gratuitos, também ministrados no SENAI e nos IFs.

Benefícios oferecidos para os selecionados nos cursos gratuitos
Os participantes selecionados nos processos seletivos conduzidos pelo SENAI e IFs receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 660 durante o período do curso.

Para as mulheres com filhos até 11 anos, a bolsa auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Além do apoio financeiro, o programa apresenta benefícios suplementares, incluindo reforço nas disciplinas de Português e Matemática para aprimorar a escolaridade, conteúdo obrigatório abordando Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para fortalecer os padrões de segurança nas obras e operações, suporte psicossocial e cursos focados no desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Essas vantagens reforçam o compromisso da Petrobras em oferecer cursos profissionalizantes gratuitos aos participantes do Programa Autonomia e Renda, preparando-os de maneira eficaz para os desafios do mercado de trabalho.

Fonte: Click Petroleoe Gas

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel